As várias faces da pesquisa

A edição nº 59 da revista Filme Cultura está chegando às livrarias e à web com o tema de capa “Pesquisa”. O dossiê abrange todas as formas de pesquisa relacionadas ao cinema brasileiro, da pesquisa de imagens e documentos à pesquisa de mercado, passando pelas pesquisas acadêmicas. O objetivo da edição é fazer um panorama do trabalho atual dos pesquisadores em seus campos particulares e relacionar esse quadro com as tradições de pesquisa de cinema no país.

As matérias incluem artigos de Francis Vogner dos Reis e Carlos Alberto Mattos sobre a transição da pesquisa em arquivos de papel para o ambiente online. Lila Foster (Cinemateca Brasileira) e Fabricio Felice (Cinemateca do MAM) escrevem sobre os desafios na organização de acervos fílmicos e os diversos protagonistas da caça ao filme perdido. José Inacio Melo Souza, Maria Dora Mourão e Anelise R. Corseuil analisam a pesquisa das universidades no âmbito do cinema brasileiro.

Os brasilianistas do cinema e o papel dos pesquisadores na divulgação do cinema latino-americano são os temas dos artigos de, respectivamente, Alexandre Figueirôa e Paulo Antonio Paranaguá. Luís Alberto Rocha Melo examina a atualidade do mercado editorial nessa área e Lúcia Valentim Rodrigues relata como a pesquisa de mercado vem influenciando parcela importante da nossa produção cinematográfica. Caio Cesaro, por sua vez, aborda os dados de circulação dos filmes distribuídos pela Programadora Brasil.

A pesquisa de imagens é contemplada por entrevistas com os especialistas Antonio Venancio e Remier Lion. A pesquisadora e jornalista Helena Salem (1948-1999) tem seu perfil traçado por Carlos Alberto Mattos. Já a faceta de historiador de Alex Viany é objeto de um texto clássico de Maria Rita Galvão, resgatado nesta edição. Leonardo Esteves preparou um levantamento de importantes acervos de filmes e documentos de norte a sul do país. 

A revista traz ainda um artigo de Maria do Rosário Caetano sobre a evolução do cinema de mulheres no Brasil, um ensaio fotográfico do genial artista e cineasta Miguel Rio Branco clicado numa aldeia caiapó, entrevistas com Nelson Pereira dos Santos e Helvécio Marins Jr., além de textos críticos de Ely Azeredo e Rodrigo de Oliveira sobre o longa Sudoeste, de Eduardo Nunes.

A Filme Cultura é uma realização do CTAv – Centro Técnico Audiovisual, órgão vinculado à Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, e da Associação Amigos do CTAv com patrocínio da Petrobras através da Lei Rouanet.

A revista é vendida em algumas livrarias de vários estados, conforme indicado no site www.filmecultura.org.br. Ali os internautas encontram esta e todas as edições anteriores disponíveis para consulta e download em PDF, além de conteúdo exclusivo do site para cada edição.

Maiores informações:
CTAv/SAV/MinC – Centro Técnico Audiovisual
Avenida Brasil, 2482 | Benfica | Rio de Janeiro | RJ | Brasil
cep 20930.040
tel (21) 3501 7800
filmecultura@filmecultura.org.br
http://www.facebook.com/filme.cultura
http://www.twitter.com/filmecultura

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s