Os croatas inventaram a gravata, o paraquedas, o torpedo e a caneta esferográfica. Mas não é por nada disso que eu e Rosane embarcamos amanhã à tarde para a Croácia. Vamos atraídos por suas cidades mediterrâneas que bordejam o azul do Adriático, pelos famosos cafés de Zagreb, pelo charme urbanístico da velha Dubrovnik (foto acima) e por mais uns tantos atributos que há anos chamam nossa atenção. Bem antes de a Croácia entrar na moda e na União Europeia, e de todo mundo voar para lá.
Quando a Iugoslávia se dissolveu, em 1992, descobri fascinado que ali existiam seis nações frágeis, com uma longa história de conflitos entre si e dominação de todas pelos impérios romano, austro-húngaro e otomano, além da República de Veneza. Disso resultou uma exótica mistura cultural que se reflete na arquitetura, nas artes e na culinária.
Mais recentemente, fiz outra descoberta. As guerras entre sérvios, croatas e bósnios, na década de 1990, deixaram a impressão geral de que os sérvios eram os únicos carrascos, principalmente pelos feitos sangrentos na Guerra da Bósnia. Mas basta ler os antecedentes e os detalhes das conflagrações para verificar que genocídios e limpeza étnica estão também no currículo da Croácia, um país católico onde prevalecem as forças conservadoras.
Os ecos das guerras provavelmente não se farão ouvir hoje por turistas como eu, a não ser por eventuais marcas deixadas em prédios não restaurados ou memoriais. As hostilidades que ainda persistem entre sérvios e croatas, pelo que sei, ficam no nível de um cotidiano mais localizado e discreto.
Nossa viagem vai durar 22 dias. O roteiro foi organizado com a Kamauf Tours, uma simpática empresa de brasileiras e croatas sediada na capital, Zagreb. O percurso parte de Zagreb em direção a Dubrovnik, no sul, passando pelo Parque Nacional Plitvice e cidades como Motovun, Rovinj, Pula, Zadar, Trogir e Split, ao longo da costa da Dalmácia, além da mítica ilha de Kórcula, onde se estabeleceu a primeira colônia grega da região. Algumas rápidas esticadas nos levarão a outros países da ex-Iugoslávia. Da Eslovênia vamos conhecer a capital, Liubliana, e o aprazível Lago Bled. Na Bósnia e Herzegóvina, visitaremos Sarajevo e Mostar, com destaque nesta última para a ponte destruída pelos sérvios e reerguida como símbolo da reconstrução do país (foto acima). De Montenegro vamos conhecer apenas a Baía de Kotor, no norte do país. No caminho de volta, uma parada em Amsterdã, que ninguém é de ferro.
O blog vai ficar paradinho aqui até o final de setembro, quando chego para mergulhar no Festival do Rio. Até lá postarei fotos e comentários no Facebook, na medida em que o wi-fi balcânico me permita.
Cliquem nas duas fotos para ver em tamanho maior (vale a pena). E desejem-me boa viagem.
Olá Carlos Alberto,
Eu estava fazendo uma pesquisa a respeito do filme “A primeira missa” de Lima Barreto (produtora Campos Elíseos, 1961), quando me deparei com o livro “Viver Cinema” escrito por você, e resolvi pedir ajuda.
Estou à procura deste filme para dá-lo de presente a alguém especial. Saberia me dizer onde posso encontrá-lo? Como você pode ver, já fucei a internet inteira e não achei cópia pra vender em lugar nenhum (pudera, um filme de 1961, acho que estou exigindo demais…).
De qualquer forma, agradeceria uma dica sobre como encontrá-lo. Muito obrigada! Patricia.
PS: espero que tenha feito ótima viagem =)
Patricia, a viagem foi ótima, Infelizmente não tenho conhecimento de alguma cópia desse filme. Não creio que já tenha saído em DVD ou algum suporte do gênero.
divirtam-se! vcs já devem estar perto de conhecer o mundo todo!!
Que nada, Theresa. Falta muuuuito!
Puxa, um peregrino você mesmo, hein, mano!
Que delícia. Quanta história, quanta beleza…
Aproveitem muuuuuito!
Beijos nos dois
Do mano Deco
História e beleza pra trazer pra casa, pra nós, mano. Beijo
Nadam se da ćete imati velik putovanje! Até aprendi croata para desejar a vocês boa viagem. 22 dias? Uau! Abraço.
Hvala!!!
Ótima viagem! Mandem notícias – já estamos com saudades. bjs bjs
Nós também, Susi. Não vemos a hora de voltar 🙂
BELA SURPRESA. QUE VIAGEM EM ARCO-IRIS!
ESPERO VIAJAR NAS FOTOS PROMETIDAS.
l
Elas estarão no Facebook, Ely. Nos acompanhe.
Boa viagem Carlinhos e Rosane. Saudades de nossas viagens pela Europa. Abraços. Julio, Ligia e David.
Salve, Julinho, nossas viagens foram inesquecíveis. Quem sabe um dia ainda fazemos outra daquelas juntos? Abraços nos três
Curta os Balcãs e depois nos conte em doc! Abraços a você e Rosane.
Farei o possível, Nando. Abração
Boa viagem, Carlinhos e Rosane! Beijos!!
Um beijo, Olguita
Bon Voyage!!! Aproveitem!!!
Deixa conosco, meu clone. Abraço!