Por que vou para a rua hoje

Dez razões pelas quais vou participar da mobilização nacional contra o impeachment da presidente Dilma Roussef hoje (quarta, 16):

  1. Porque não há acusação jurídica que justifique a deposição de Dilma, a não ser a personalização de atos de governo que podem ferir este ou aquele preceito, mas não configuram crime, muito menos crime passível de impeachment.
  1. Porque vejo a proposta de impeachment como fruto de uma conjunção pérfida de interesses contrariados, ressentimentos acumulados em 13 anos de governo petista e ataques diuturnos de uma grande mídia que perdeu privilégios e exercita mais uma vez sua aliança recorrente com o liberalismo de direita.
  1. Porque, mesmo que tivesse algum fundo jurídico, o impeachment não tem lastro moral que o sustente. Como não ir à rua contra um processo deflagrado por vendetta de um verme político como Eduardo Cunha e apoiado por um traidor insidioso como Michel Temer, pelo oportunismo vaselinoso dos tucanos e por uma extrema direita que vê aí a chance de sair da sua caverna?
  1. Porque muito do que hoje se configura como crise – seja ela econômica ou política – é consequência de um período conturbado a nível nacional e internacional, no qual Dilma foi atacada por todos os flancos dentro do país e não desfrutou de apoio suficiente para conduzir o governo de maneira mais produtiva. Sem falar no destempero da Operação Lava-jato, que está parando diversos setores da economia.
  1. Porque um cenário pós-impeachment não ajudaria em nada o Brasil a sair de suas atuais dificuldades. Não há qualquer garantia de que, com o PMDB no poder, o país passaria por um choque de gestão e de ética. Aliás, muito pelo contrário.
  1. Porque, como disse Gregório Duvivier, o pior do PT são as suas alianças. E se perdêssemos Dilma, ficaríamos somente com as alianças. Seria a volta a tempos ainda mais sombrios.
  1. Porque nunca me juntei a quem pedia o impeachment de Itamar ou FHC, mesmo tendo sido opositor deste último, por respeito à legalidade e ao estado de direito. O caso Collor, ao contrário, foi um escândalo que implicava diretamente o presidente e ofendia seus próprios eleitores.
  1. Porque existem, sim, dois lados. Nossa vida é um constante processo de escolhas e tomadas de posição. Orgulho-me dos amigos, intelectuais, artistas, profissionais de todas as áreas e pessoas desconhecidas que escolheram o caminho da redução das desigualdades, da defesa dos direitos humanos, da cultura progressista e do estado laico. Nem todos esses estão com Dilma e o PT, mas certamente se opõem ao preconceito, ao capitalismo predatório, à brutalidade social e ao golpismo disfarçado de ação legítima.
  1. Porque sou petista e, apesar de todos os erros do partido, alguns de fato imperdoáveis, não vejo como alguém pode se aliar às manobras e artimanhas que vêm pretendendo conturbar o processo democrático.
  1. Porque a Cinelândia vai estar linda logo mais.

6 comentários sobre “Por que vou para a rua hoje

  1. Un abrazo muy fuerte Carlos. Hac’ia falta que ustedes reaccionaran as’i. La derecha brasilera es mal’efica. Dilma no ha hecho nada que justifique echarla. Pero esa derecha comprendi’o que el pueblo, despu’es de lo que pas’o en el mundial, hab’ia sentido una brutal p’erdida de autoestima que lo mantendria paralizado, sin atinar a defenderla. !Ahora es el momento de salir a la calle y sacudir al pueblo para que la defienda! !Contigo como nunca, Carlos!

  2. Carlinhos como você sabe não sou mais eleitora do PT, mas já fui uma petista fervorosa muito antes de nos conhecermos.
    MAS É IMPOSSÍVEL NÃO ESTAR NA CINELÂNDIA AMANHÃ !!!
    COMPARTILHO TOTAL QUE AMANHÃ A CINELÂNDIA VAI ESTAR LINDA !!!
    NOS VEMOS LÁ !!!
    BESITOS !!!

  3. Porque chega de leniência, como se não vivêssemos um assalto de forças do retrocesso civilizatório e fascistas no país!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s