MANIFESTO DE APOIO AOS CINEASTAS QUE RETIRARAM SEUS FILMES DO CINE PE –
Nós, críticas e críticos de cinema, manifestamos nosso irrestrito apoio à decisão soberana dos cineastas que retiraram seus filmes da programação da 21ª edição do Cine PE – Festival de Cinema de Pernambuco. Da mesma forma, refutamos os argumentos de setores do cinema e da mídia hegemônica que classificam a atitude como censura, uma vez que não se reivindicou a proibição de nenhuma obra programada.
Repudiamos o discurso que busca deslegitimar e diluir a potência de ação política de quem não transige com o desmantelamento do estado de direito que se seguiu ao golpe branco de 2016. O atual estado de exceção tem tido repercussões altamente negativas sobre o setor audiovisual, como os desmandos da administração no âmbito do Ministério da Cultura e a tentativa de boicote ao filme “Aquarius” após o protesto de sua equipe em Cannes.
Nós entendemos que vida e cinema não se distinguem. Qualquer prática, privada ou pública, feita por cidadãs e cidadãos é um ato político. E como tal deve ser considerado. Quem fala de democracia hoje neste país deve falar necessariamente de combate e resistência. Foi exatamente isso o que fizeram esses cineastas. Em nosso entendimento, sua iniciativa nada tem de censura ou intolerância. Eles exerceram o direito legítimo de não compactuar com a formação de uma tribuna para o pensamento ultraconservador que ora se vê encorajado pelo governo Temer.
Por fim, agradecemos aos realizadores que fizeram aquilo que Guimarães Rosa escreveu genialmente sobre a vida: o que ela quer da gente é coragem.
Aida Marques
Alexandre Figueirôa
Alysson Oliveira
Andrey Lehnemann
Antonio Paiva Filho
André Dib
Beatriz Saldanha
Bianca De França Zasso
Bruno Ghetti
Carlos Alberto Mattos
Carlos Brandão
Carlos Primati
Carol Almeida
Catarina Almeida
Cecilia Barroso
Cesar Zamberlan
Celso Sabadin
Chico Egídio
Chico Fireman
Cristian Verardi
Daniel Medeiros
Daniel Herculano
Diego Benevides
Fernando Trevas
Fernando Segtowick
Filippo Pitanga
Gabriela Alcântara
Ivana Bentes
Janaína Oliveira
Jefferson Assunção
Jota Bosco
Joyce Pais
Ivonete Pinto
Jean-Claude Bernardet
Joao de Oliveira
Joao Luiz Vieira
Jose Geraldo Couto
Juliana Costa
Larissa Demétrio Padron
Léa Maria Aarão Reis
Lucio Vilar
Luiz Zanin
Luiza Lusvarghi
Maria Do Rosário Caetano
Marcelo Lyra
Marcos Pierry
Myrna Brandão
Marcus Mello
Neusa Barbosa
Pedro Butcher
Pablo Villaça
Raphaela Ximenes
Raquel Gomes
Regina Behar
Renato Félix
Renato Silveira
Rodrigo Fonseca
Roberta Canuto
Roni Filgueiras
Samantha Brasil
Susy E.C. Freitas
Taiani Mendes
Wallace Andrioli
Pingback: Os sete samurais do Cine PE | ...rastros de carmattos
Assino,Aida Marques.
Apoio o Manifesto incondicionalmente.
Pelo retorno da Democracia e o Estado de Direito nesse país golpeado.