É Tudo Verdade: Naila e o Levante

Naila Ayesh distribuía panfletos durante a Primeira Intifada quando acabou, por um descuido, entregando a ultrassonografia de sua gravidez a algum passante. O episódio, relembrado com humor em NAILA E O LEVANTE, exemplifica como a militante palestina mesclava sua vida pessoal com a causa que defendia apaixonadamente. Casou-se com o homem que mais tarde viria a redigir o manifesto da Intifada e teve que suportar separações familiares dolorosas por conta de prisões e deportação.

Julia Bacha, diretora brasileira radicada nos EUA, tem aqui seu segundo longa dedicado à luta dos palestinos pela autodeterminação. No primeiro, Budrus, ela acompanhou a resistência pacífica de um pequeno vilarejo contra a destruição pelas forças israelenses. Ao escolher Naila Ayesh como personagem central desse novo documentário, Julia acerca-se ainda mais do papel das mulheres na liderança de lutas populares. No caso palestino, esse protagonismo disparou após a Intifada e, por fim, esbarrou com os procedimentos menos modernos e menos efetivos da OLP e da Autoridade Palestina.

A história de Naila é contada com o auxílio de reconstituições animadas e um rico material de arquivo sobre a 1ª Intifada e os impasses das negociações de paz entre árabes e israelenses. Naila está cercada de outras mulheres que têm ou tiveram atuação de liderança na resistência à ocupação da Palestina, muitas vezes ocupando os lugares de homens presos, deportados ou mortos em combate. Estas, por sua vez, estão cercadas das milhares de mulheres anônimas que participaram dos comitês femininos criando cooperativas e ajudando a mobilizar as comunidades. Trabalhos considerados “de mulher” eram usados como fachada para as ações de ativismo.

Naila, com sua beleza e firmeza atravessando os anos, é uma personagem inspiradora, pois reúne organicamente a militante, a esposa e a mãe. Assim é que Julia Bacha nos brinda com mais um amálgama inseparável de saga política e aventura humana admirável.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s