Tikal, coração maia na selva

Compartilho hoje as minhas fotos do Parque Tikal, um magnífico resquício da civilização maia, e da pitoresca cidade de Flores, no norte da Guatemala.

Um dos maiores e mais belos sítios arqueológicos da era maia fica nessa região.  Tikal ocupa uma área de 576 km² no meio da selva, pontuada por imensos templos com mais de 60 metros de altura, grandes palácios reais e várias pirâmides, construções residenciais, prédios administrativos, plataformas, acrópoles e monumentos com inscrições sobre a pedra calcária.

A antiga cidade maia teve seu apogeu no Período Clássico, cerca de 200 a 900 DC, quando foi capital de um estado poderoso e exerceu domínio político, econômico e militar sobre grande parte da região mesoamericana. Alguns relatos do século XVII dão conta de visitas de exploradores às ruínas de Tikal, mas o desbravamento só começou de fato a partir de 1848. Com a participação da Universidade da Pensilvânia, os maiores trabalhos de escavação e restauração se deram entre 1959 e 1970. Em 1979, a Unesco declarou Tikal como patrimônio universal.

O parque já foi cenário de vários filmes, desde um Tarzan de 1935 até superproduções como o primeiro Guerra nas Estrelas (era o planeta Yavin IV), 007 Contra o Foguete da Morte e Moonraker.  

A visita é feita por largas trilhas que levam aos principais conjuntos arquitetônicos. Algumas das pirâmides e templos podem ser escalados por degraus de pedra original ou escadas auxiliares de madeira. Do alto tem-se uma visão majestosa da floresta e dos topos dos outros grandes templos emergindo entre as árvores. O ápice do passeio é a soberba Plaza Central, ladeada por dois grandes templos e duas cidadelas.

Para se chegar a Tikal, no norte do país e próximo à fronteira de Belize, é preciso ter a coragem de voar num pequeno bimotor da Transportes Aéreos Guatemaltecos até Flores. A parte mais pitoresca dessa cidade é a Isla de Flores, um curioso aglomerado de casas e sobrados pintados em cores fortes, com uma orla aprazível de 360 graus que deslumbra os olhos na hora do pôr do sol.

Veja o álbum de fotos.

4 comentários sobre “Tikal, coração maia na selva

  1. Muito legal. Também estive lá há muitos anos, fomos de ônibus e automóvel em estrada sem acostamento. Aliás foi na Guatemala que li pela primeira vez sobre as remessas feitas por migrantes e que me motivou a fazer o filme Por um Punhado de Dólares, os Novos Emigrados.
    Sds.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s