Mais Nova Jersey que Marienbad

PREPARATIVOS PARA FICARMOS JUNTOS POR TEMPO INDEFINIDO no streaming

O ponto de partida desse filme húngaro não é nenhuma novidade no cinema romântico: um casal se conhece brevemente e combina de se reencontrar um tempo depois. Márta (Natasa Stork) larga seu bom emprego e vida confortável nos EUA para voltar a Budapeste e se unir a János (Viktor Bodó), que conheceu numa conferência de neurocirurgiões em Nova Jersey. A novidade é que János não a reconhece, o que leva Márta a duvidar da sua sanidade mental.

Não é totalmente estranho que nossa imaginação possa gestar ilusões a partir de um desejo. Márta opera cérebros alheios como ninguém, mas suspeita não controlar o seu próprio. Junte-se a isso o cérebro um tanto fantasioso da diretora e roteirista Lili Horvát, capaz de produzir coincidências fenomenais como a do rapaz que socorre Márta na rua e depois vai topar com ela em circunstância quase oposta.

A Ponte da Liberdade, cartão postal que une Buda a Peste, pode ser vista como uma metáfora das conexões entre memória e engano, realidade e fantasmagoria. Um pouco como os jardins de O Ano Passado em Marienbad (longe de mim querer comparar os dois filmes). Tão longa e tortuosa quanto seu título – Preparativos para Ficarmos Juntos por Tempo Indefinido (Felkészülés meghatározatlan ideig tartó együttlétre) – é a expectativa que o filme nos desperta em relação ao que poderá acontecer entre Márta e János.

Uma expectativa, aliás, que tende a se dissolver num labirinto um tanto arbitrário. Quando estamos praticamente convencidos de que não há saída racional, eis que surge uma solução bastante banal para tentar costurar os mistérios do cérebro. Ficamos, então, mais próximos de Nova Jersey que de Marienbad.

>> Preparativos para Ficarmos Juntos por Tempo Indefinido está na plataforma Cinema Virtual, onde o público compra seu ingresso no cinema de sua preferência (em várias cidades) e assiste em casa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s