Pai vilão

AINDA HÁ TEMPO (Falling) no streaming

O ator Viggo Mortensen estreia atrás das câmeras com apetite de glutão. Além de escrever e dirigir Ainda Há Tempo (Falling), ele ainda compôs a discreta trilha musical do filme, na qual toca piano. Fora do cinema, Mortensen é também um poeta, pintor, músico e dono de uma editora independente. Na família, enfrentou uma relação difícil com o pai, que serviu de inspiração para o tratamento ficional que vemos no filme.

Ele faz um piloto gay que vive tranquilo na Califórnia com seu marido (Terry Chen) e a filha adotiva de origem latina. Ao trazer o pai de sua fazenda em Nova York para procurar uma casa de repouso, ele precisa de toda a paciência do mundo para suportar os achaques do velho em estado adiantado de demência. Willis (Lance Henriksen) é um ogro conservador que não mede palavras para ofender gays, gordos, estrangeiros e mulheres, mesmo que sejam da família.

Os frequentes flashbacks inseridos na narrativa informam que não se trata apenas de Alzheimer. Willis era um bipolar afetivo desde jovem (interpretado por Sverrir Gudnason), quando alternava carinhos de macho com diatribes odiosas junto à família. Justamente nisso está o ponto fraco do filme. Willis é um personagem com pouquíssima nuance, que desaparece completamente na idade avançada. Apresenta-se, então, como um mero disparador de ofensas. Cada frase de suas falas é um petardo de ódio e preconceito.

Mortensen procura criar um contraponto como o filho dedicado e imperturbável, o que só eleva o teor de esquematismo do drama até bem perto do desfecho. Quem fornece um pequeno matiz é a menina em sua relação com o avô – que se constrói um tanto fora de cena. O fato é que a decrepitude de Willis acaba sendo o único eixo dramatúrgico do longa. Omitidos os flashbacks, talvez fosse um denso e sóbrio exercício de condensação teatral.

Falling recebeu mais um título brasileiro idiota (ainda há tempo para quê, cara pálida?). Como curiosidade, reparem no diretor David Cronenberg fazendo o papel de um proctologista que desafia a repulsa anal do velho Willis.

Confira as plataformas onde ver Ainda Há Tempo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s