O lado B das aeromoças

BEM-VINDOS A BORDO  no streaming

Uma concepção ingênua atribui às aeromoças um glamour especial, agregado à fantasia das viagens constantes. Aeromoças devem ser bonitas, gentis, sorridentes e solícitas. Cassandre, a protagonista de Bem-vindos a Bordo (Rien à Foutre) preenche esses requisitos, ainda que seja somente na fachada. O filme de Emmanuel Marre e Julie Lecoustre nos mostra o que acontece quando elas viram as costas e se escondem no fundo da cabine.

Os voos se sucedem na fictícia Wing Airlines, empresa de voos de baixo custo. Cassandre é pressionada a “seguir as regras”, incluindo vender o mais possível de produtos a bordo, não beber álcool 12 horas antes de cada voo, manter a depilação em dia e os sentimentos pessoais fora da aeronave. As cenas de entrevista de emprego e treinamento de conduta a bordo deixam claro que a aeromoça é uma versão “em movimento” da mulher-objeto.

Cassandre passa o tempo das escalas fofocando com as colegas, invejando as melhores condições de trabalho da Emirates ou fazendo nudes para encontros sexuais descontínuos. Não acredita em greve ou mudanças. Não parece ter planos, nem compromissos. Até o seu celular ainda está no nome da mãe já falecida.

Nada de muito importante acontece na vida de Cassandre, a não ser nos servir uma crônica amena dessa vidinha comum perdida no mundo. E tudo seria menor ainda se não tivesse Adèle Exarchopoulos (de Azul é a Cor Mais Quente) no centro da tela em 95% das tomadas do filme. Os diretores chegam a eliminar a imagem dos interlocutores em várias sequências para privilegiar a forma extremamente naturel de Adèle ouvir, mover-se e reagir. De maneira geral, os diálogos se estendem sobre pormenores do cotidiano e são encenados com um sabor de autenticidade notável. Mas é em Adèle que a câmera ancora sempre à espera de seu jeito ao mesmo tempo charmoso e infantil, entediado e expectante.

Divertido aqui e ali, revelador eventualmente, Bem-vindos a Bordo não faz mais que sobrevoar a superfície, mas demonstra o que uma atriz certa no papel certo pode fazer por um filme.

>> Bem-vindos a Bordo está nas plataformas Mubi, Google Play, Youtube Movies, AppleTV, ClaroTV+ e Vivo Play.

2 comentários sobre “O lado B das aeromoças

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s