MELVIN VAN PEEBLES: O NASCIMENTO DE UM HERÓI NEGRO na TV e no streaming
Em 1971, o cineasta Melvin Van Peebles (1932-2021) lançou um berro revolucionário no cinema negro estadunidense com Sweet Sweetback’s Baadasssss Song. O longa levava o black power às telas com um herói insolente, desafiador e garanhão sexual. Recheado de erotismo e ação, abria o caminho para o gênero da blaxploitation e deixava um legado de influência que iria contagiar cineastas como Gordon Parks, John Singleton, Spike Lee e Quentin Tarantino.
O Canal Curta! vai estrear nesta quarta-feira (17/5), às 23h, o documentário Melvin Van Peebles: O Nascimento de um Herói Negro. Dirigido por Catherine Bernstein e Martine Delumeau para a TV francesa, o média-metragem conta um pouco da história pessoal de Van Peebles, mas dedica maior tempo a levantar as condições em que o diretor realizou sua obra-prima. Depois de iniciar carreira na França, ele voltou aos EUA e fez SSBS na marra, fugindo dos sindicatos, assumindo ele próprio todas as funções principais e mais o papel central, filmando as externas em 16mm e usando como cenário o gueto Watts, em Los Angeles, onde seis anos antes a violência policial abateu-se brutalmente sobre os negros.
Era um filme feito contra o sistema, tal como seu argumento, que envolvia prostituição, Panteras Negras, Hell’s Angels, muita música e experimentação visual. Contra todas as previsões, acabou fazendo mais sucesso que o hit Love Story.
No documentário, entrevistas de arquivo mostram o jeitão irreverente de Melvin. Seus três filhos e um neto falam dele e leem trechos do seu livro sobre SSBS. Há também algumas referências à parte da comunidade negra que não aceitou bem o filme, embora sem entrar no mérito da representação dos gêneros, que hoje pode ser considerada um tanto misógina.
A abordagem de Catherine e Marine é convencional e informativa sobre um modelo inspirador de cinema-guerrilha feito na/contra a meca de Hollywood. Àquela altura, ser espetacular era uma maneira de enfrentar o espetáculo da máquina hollywoodiana. Num certo programa de TV, um entrevistador branco pergunta a Melvin: “Esse filme é anti-branco?”. Ao que ele responde: “Não. É anti-injustiça”.
>> Melvin Van Peebles: O Nascimento de um Herói Negro está disponível na plataforma Curta! On (acessível na ClaroTV+ ou no site CurtaOn.com.br) e passa no Canal Curta! dia 17/5 às 23h. Reprises: 18 de maio às 03h e às 17h; 19 de maio às 11h; 20 de maio às 16h30; 21 de maio às 23h.