Estreou ontem no Canal Brasil a série Celebridades do Brasil, dirigida por Nelson Hoineff e roteirizada por Michel Melamed. Talvez seja correto chamar esse primeiro programa de reality comedy. Carlos Evanney, um imitador de Roberto Carlos, é “apresentado” por um suposto repórter da TV chinesa, Shu Zheng Bo, que viaja pelo mundo à caça de “celebridades locais”.
Em rápidos 12 minutos, vemos uma hilária paródia de programa chinês, com legendas ideogramáticas, trilha sonora típica, cortes desconcertantes e absurdos intervalos comerciais igualmente chineses. Hoineff, que nos mantém a todos na expectativa do seu premiado Chacrinha, exercita aqui também o pendor para o documentário irreverente, politicamente incorreto (de leve) e de linguagem dinâmica.
O estilo, a se manter, indica uma preferência por personagens pitorescos, o que pode limitar a pauta do programa. De qualquer forma, a estreia foi tão auspiciosa que quero acompanhar a série, nas terças-feiras às 20h15. O problema é que não decoro grade de TV. Acabo perdendo tudo. Acho que não nasci para essa mídia.