O charme das Cinqueterre

Manarola em um cálice de Chianti
Manarola em um cálice de bianco

Depois de uma elipse de Dormonide e uma breve retenção urinária pós-operação, já estou de volta à casa com joelho novo. Agora começo o período de reclusão obrigatória. Uma boa forma de compensar a imobilidade é concluir a postagem das fotos da minha recente viagem à Itália.

Depois de explorar a Toscana, eu e Rosane esticamos até uma parte muito pitoresca da Liguria, chamada Cinqueterre (veja as fotos no Webshots). São cinco pequenas aldeias encravadas em rochas, cercadas de vinhedos, olivais e o azul sem fim do Mediterrâneo. Pode-se caminhar de uma cidadezinha à outra, como também ir de trem ou barco. 

Os nomes são os mais sonoros que se possa imaginar: Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso al Mare. O caminho que leva de Riomaggiore a Manarola é chamado de Via dell’Amore, onde os apaixonados rabiscam seus nomes nas pedras ou nas folhas duras da vegetação. Algumas são bem rústicas, como Corniglia e Manarola. Já Monterosso é um balneário chique, guardado por um gigante esculpido em pedra.     

Tudo ali é tranquilidade, gente bonita, comida cheirosa e vinhos inesquecíveis. Ainda não invadidas pelo turismo de massa, as Cinqueterre preservam um certo charme exclusivo e fazem a gente sentir a experiência de uma descoberta.

As fotos do Webshots são melhor degustadas acionando-se o slideshow e ouvindo-se alguma música de Ennio Morricone.

2 comentários sobre “O charme das Cinqueterre

  1. Que saudades.
    Há 10 anos, fiquei três dias numa casinha alugada em Manarola.
    Era abril, início da primavera, temperatura em torno de 18 graus. Mas deu até para esgueirar pelas pedras e molhar o corpo (não posso chamar aquilo de mergulho) no Mediterrâneo.
    Ritornerò.

  2. Carlos, essa região é a Itália que eu gostaria de conhecer. Talvez cinema demais na cabeça: Rossellini, De Sica, Fellini. Abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s