Sai uma cerveja para Sidney Poitier

Barack Obama ainda vai ter que promover muitas “cúpulas da cerveja” para tentar sanar os conflitos raciais que percorrem o cotidiano do seu país. Inclusive no meio cultural. Um provável exemplo disso é o que aconteceu com o teledoc Sidney Poitier: Um Estranho em Hollywood, dirigido pela francesa Catherine Arnaud.

Admiradora do ator, Catherine batalhou muitos anos para realizar o filme, exibido na última Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (leia minha resenha para o DocBlog na época). Em dezembro último, Poitier interditou sua exibição fora da Europa. Catherine se surpreendeu com a súbita mudança de atitude do ator, que havia concordado com a produção e autorizado o uso de trechos de sua autobiografia.

As razões não estão muito claras, mas Catherine acredita que Poitier tenha sido influenciado por algum “brother” quanto ao caráter um tanto irreverente do documentário. Afinal, ela não deixou de fora as críticas que o ator sofreu do movimento negro por sua postura conciliadora, estigmatizada como conformista.

Com a proibição, Catherine perdeu boas oportunidades de distribuição por empresas do Harlem, que pretendiam tirar partido do “efeito Obama”. Ela se debruça agora sobre dois novos projetos não menos polêmicos: um doc sobre os stand up comedians afro-americanos e outro sobre os encontros de mulheres num salão de beleza do Irã. Tudo estava pronto para a filmagem deste último quando vieram as eleições e o país virou de cabeça para baixo. Catherine está torcendo para que suas cabeleireiras não desapareçam junto com a oposição a Ahmadinejad.  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s