Rio sarado e gingado para gringo ver

Corpo do Rio

Os clichês de uma certa imagem do Rio de Janeiro abundam (literalmente) em Corpo do Rio. Uma imagem que parece endereçada ao consumo estrangeiro, com mulatas esfuziantes, praias de contornos sensuais, sambistas falantes, favelados sorridentes e garotas de programa bem dispostas. Mas também uma imagem dirigida à consciência de um suposto consumidor de documentários, com ex-meninos de rua que se salvaram, discursos sobre a desigualdade social e paralelos retóricos entre patricinhas ególatras da Barra e meninas bonitas de comunidade da Zona Norte.

O filme de Izabel Jaguaribe e Olívia Guimarães, embora alegadamente baseado no livro Mapa do Maravilhoso no Rio de Janeiro, de Beatriz Jaguaribe, parece ter saído em campo sem mapa. Começa como um estudo dos corpos cariocas, naquilo que gente e cidade teriam em comum, ou seja, a sensualidade. De súbito, dobra uma esquina sociológica bem óbvia, como se tivesse que cumprir uma pauta-padrão de docs sobre o Rio. Vem então a cidade dividida entre morro e asfalto, visíveis e invisíveis sociais, sagrado e profano, corpo e espírito. E ainda mais que de repente, um clipão de carnaval conclui o passeio sem deixar souvenir mais encorpado que um interessante (mesmo) esclarecimento de Luma de Oliveira sobre o segredo de seu sucesso: é a alma.

Em co-produção com a Argentina e com participação francesa, Corpo do Rio deixa transparecer um formato de doc de exportação, tentando conciliar o espetacular da Cité Merveilleuse com o repertório social de praxe. Gente pobre e feliz que se exibe para uma câmera também exibicionista, carregando supostamente no corpo as contradições do país e, na camiseta, uma frase espirituosa. Uh-la-lá!

Texto publicado originalmente no DocBlog, em 2/10/2008 (Festival do Rio)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s