Santos Dumont, Darwin e INCE na festa da Ciência

A 15ª edição da Mostra Ver Ciência começa hoje no CCBB-Rio, com patrocínio da Petrobras. Trata-se de uma mostra de programas de TV, mas não basta ligar o seu aparelho para ver muitas coisas legais que estão na programação.

Uma delas é o programa Asas da Loucura, da rede pública americana PBS. Realizado em 2006 e inédito no Brasil, faz o reconhecimento tardio – mas explícito – da primazia de Santos Dumont na invenção do avião. Os americanos enfim admitem, pelo menos, que os Irmãos Wright trabalhavam na encolha, enquanto o brasileiro voava primeiro diante do público.

Os 150 anos da publicação de A Origem das Espécies ganhou uma seleção de novíssimos docs e reportagens da BBC e de várias emissoras brasileiras. Darwin, naturalmente, é uma das estrelas da mostra este ano. Mas brilham também 16 cientistas brasileiros retratados em nova série do Globo Ciência (Canal Futura), a ser exibida na íntegra no CCBB.

Um dos grandes destaques da 15ª Mostra não tem origem na televisão, mas no extinto Instituto Nacional do Cinema Educativo. São 14 filmes de curta e média metragem recentemente restaurados e digitalizados pela Cinemateca Brasileira, com verbas dos Ministérios da Cultura e da Ciência e Tecnologia. Vários trazem a assinatura de Humberto Mauro. O mais curioso talvez seja o doc+drama O Segredo das Asas, em que um oficial da FAB faz pouso forçado no pasto de uma fazenda e passa a relatar a formação de aviadores a uma bela moça rendeira. É supimpa!

Os filmes do INCE incluem títulos há muito fora de circulação, como A Medida do Tempo, de Jurandyr Noronha, um doc de 1964 que conta com a ajuda da animação.

Veja a programação completa no site da mostra, que só vai até domingo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s