A ‘Filme Cultura’ está de volta

Como integrante do grupo de redatores da nova revista Filme Cultura, coube a mim escrever o release do lançamento, que vai acontecer na próxima terça-feira. Aí vai, portanto, o que interessa saber enquanto a revista não chega a suas mãos:  

A revista Filme Cultura, uma referência de leitura sobre cinema no Brasil entre 1966 e 1988, volta a ser publicada a partir deste mês. O lançamento da edição número 50 será na terça-feira próxima, dia 27 de abril, das 18h30 às 21h30, na Casa de Rui Barbosa, no Rio.

O novo projeto Filme Cultura consiste, além da revista, no lançamento do website http://www.filmecultura.org.br e da coleção histórica em versões fac-símile e microfilmes, esta em convênio com a Biblioteca Nacional. Para viabilizar o projeto, foi feita uma parceria entre o Centro Técnico Audiovisual – CTAv/SAv/Minc e o Instituto Herbert Levy, com patrocínio da Petrobras através dos incentivos da Lei 8.313/91 (Lei Rouanet).   

A publicação será trimestral e a lista de pontos de venda será constantemente atualizada no website. A revista também será distribuída gratuitamente a bibliotecas e instituições culturais de todo o país. A coleção histórica em fac-símile também estará à venda a partir de julho. A versão em microfilmes pode ser consultada na sessão de periódicos da Biblioteca Nacional.

Em texto de apresentação do número 50, o Secretário do Audiovisual do Minc, Silvio Da-Rin, fala da vocação de fênix da Filme Cultura: “Desaparecida, por vicissitudes comuns às iniciativas que vicejam no campo estatal, por várias vezes renasceu, renovada, para cumprir a função que o singelo título sugere, em forma de binômio indissolúvel.”

O número 50

A Filme Cultura 50 traz um núcleo temático intitulado “Cinema Brasileiro Agora”, com artigos e mesa-redonda sobre o estado atual do cinema na Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo. “Viajar de Norte a Sul pelos ambientes de produção audiovisual que estão gerando novos olhares é uma opção que se impôs, como recomeço de conversa”, afirma no editorial o diretor da revista, Gustavo Dahl.

Outros textos abrangem ensaios, críticas e diversas seções voltadas para aspectos de atualidades, tecnologia, curtas-metragens, resenhas de livros e internet, perfil de personalidades da cultura cinematográfica brasileira, republicação de textos históricos, etc (veja adiante o sumário completo da edição). Além do corpo de redatores fixos da revista, escrevem também críticos e pesquisadores de várias regiões do país.

Sumário do nº 50

Apresentação por Silvio Da-Rin

Editorial por Gustavo Dahl

Ficção e documentário – a era do híbrido por Carlos Alberto Mattos

Agora por nós mesmos por Carlos Diegues

5 x favela agora por nós mesmos – conversa entre os ‘caras da câmera’

O cinema do mal-estar por Francis Vogner dos Reis

Busca avançada: Mangue negro por Daniel Caetano

Atualizando: 3D ou não 3D por Marcelo Cajueiro

Curtas: Animação no documentário por Joana Nin

Cinema cearense por Daniel Caetano

Os frutos da audácia pernambucana por Luiz Joaquim

Cineastas baianos – o ofício que pode ser risco, cura, doença, religião…

Minas Gerais – da falácia ao pluralismo por Marcelo Miranda

Algumas luzes e sombras do cenário carioca por Daniel Caetano

Um laboratório paulistano por Filipe Furtado

Uma certa tendência do cinema gaúcho por Marcus Mello

E agora, José Eduardo (Belmonte)?

E agora, Carlos (Manga)?

Um filme: Falsa loura por Andrea Ormond e Inácio Araújo

Outro olhar: Cacilda! por João Carlos Rodrigues

Perfil: Plinio Sussekind Rocha por João Carlos Rodrigues

Cinemateca de textos: Paulo Emilio Salles Gomes

Lá e cá:  Cânones e margens por Daniel Caetano

Livros: Oscarito, Grande Otelo e Ankito por João Carlos Rodrigues

Peneira digital por Carlos Alberto Mattos

Cinemabilia

A coleção histórica

A Filme Cultura foi editada primeiramente pelo Instituto Nacional do Cinema Educativo – INCE (ed. 1 e 2, em 1966); depois pelo Instituto Nacional de Cinema – INC (ed. 3 a 27, entre 1967 e 1975); em seguida pela Empresa Brasileira de Filmes – Embrafilme (ed. 28 a 47 e mais uma edição especial para o Festival de Berlim, entre 1978 e 1987), e pela Fundação do Cinema Brasileiro – FCB, que editou o nº 48, último da série histórica. O CTAv publicou em 2007 a edição especial nº 49, comemorativa dos 70 anos do INCE. 

Amparada pela força do estado, foi a mais longeva de todas as revistas de cinema já editadas no Brasil. Entre seus articulistas estavam Antonio Moniz Vianna, Carlos Fonseca, , Sérgio Augusto, Jean-Claude Bernardet, Ismail Xavier, Inácio Araújo, João Luiz Vieira, Orlando Senna, Rogério Sganzerla e Jairo Ferreira. Seus editores foram Flávio Tambellini, Ely Azeredo, José Carlos Monteiro, David Neves, José Haroldo Pereira, Leandro Tocantins, José Carlos Avellar, João Carlos Rodrigues, Cláudio Bojunga e Paulo Roberto Ferreira.

A simples evocação desses nomes dá uma idéia da importância que teve. E da inscrição que deixou na memória daqueles que, num momento ou outro, a frequentaram.

O website

No endereço www.filmecultura.org.br os internautas poderão encontrar o conteúdo completo da revista, assim como matérias adicionais, íntegra de mesas-redondas e vídeos. O site vai disponibilizar também a coleção histórica completa de Filme Cultura em PDF página a página e com sistema de busca por palavras-chave.

O site está em construção e entrará no ar em duas etapas – uma com a edição mais recente já na data do lançamento – 27/04 – e outra quando do lançamento da coleção fac-símile, que será simultâneo em papel e internet. No site os visitantes poderão deixar seus comentários, sugerir pautas para a revista e interagir com a equipe de redação.

Serviço

Lançamento da revista Filme Cultura 50

Local: Casa de Rui Barbosa – Rua São Clemente, 134 – Botafogo

Data: 27/04/2010 – das 18h30 às 21h30

Contatos imprensa: barbara.skaba@gmail.com

9 comentários sobre “A ‘Filme Cultura’ está de volta

  1. carlinhos querido amigo, parabéns pelo lindo projeto, deu até uma ponta de inveja…sucesso à revista e vida longa à ela. Abraços a todos os colaboradore e idealizadores.

  2. Acabo de ver com muita emoção o DOC de Sílvio Tendler e Cláudio Bojunga sobre OS ANOS JK-uma trajetória política! BRAVO! EXCELENTE! Como posso comprar? É um documentário indispensável para nossos filhos e netos! alice franca leite e ascendino leite(pai)

    • Alice, esse filme, assim como JANGO, do mesmo Silvio Tendler, saiu em DVD pela Caliban. Procure na internet, em boas livrarias ou na loja 2001 Vídeo de SP.

  3. Ótima notícia, Carlos. Além do fato de a Filme Cultura ter sido uma publicação muito importante para os estudos de cinema no Brasil – alguns números representam uma bibliografia ainda essencial até hoje -, eu tinha a impressão que desde o fim da saudosa Cinemais estava fazendo falta uma revista sobre cinema no Brasil que representasse um meio termo entre a crítica mais imediata (jornalística) e a reflexão mais demorada (acadêmica). A nova Filme Cultura, com sua periodiciade trimestral, supre uma lacuna importante!
    Parabéns a todos!

    • Palavras de estímulo como essas são muito bem-vindas, Rafael. Repassei seu comentário para a equipe da revista. Abraço!

  4. Carlos,
    Isso é que eu chamo de notícia alvissareira. Como será a distribuição da revista? Será vendida em banca? Abs.

    • Obrigado, Paulo. Esse trecho do release esclarece sua dúvida: “A publicação será trimestral e poderá ser adquirida em livrarias de referência e na Funarte, no Rio. A lista de pontos de venda será constantemente atualizada no website. A revista também será distribuída gratuitamente a bibliotecas e instituições culturais de todo o país.”

  5. Parabéns! Que notícia maravilhosa!

    É claro que vou passar por lá para te dar um abraço.

    Inté!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s