Transcrevo a seguir o release de lançamento da Coleção Filme Cultura e do número 51 da revista.
Coleção histórica da revista Filme Cultura será lançada dia 1º de julho junto com a edição nº 51
Todos os números históricos da revista Filme Cultura que circularam entre 1966 e 1988 estão finalmente preservados. O Centro Técnico Audiovisual – CTAv/SAV/MinC acaba de editar uma coleção com cinco livros de capa dura contendo as 48 edições do período, além de duas revistas especiais, feitas para os festivais de Cannes e Berlim. O projeto é uma iniciativa do Instituto Herbert Levy e tem patrocínio da Petrobras. Além da coleção histórica impressa na edição fac-similar, as quase 4.000 páginas publicadas naquele período já estão disponíveis no setor de periódicos da Biblioteca Nacional em microfilmes e a partir de 1º de julho estarão também no site www.filmecultura.org.br.
A revista Filme Cultura voltou a circular em 2010 e tem cinco novas edições garantidas neste mesmo projeto. O nº 51 será lançado no mesmo dia da coleção histórica. Em seu período histórico, a Filme Cultura foi editada sucessivamente pelo Instituto Nacional do Cinema Educativo – INCE, o Instituto Nacional de Cinema – INC, a Empresa Brasileira de Filmes – Embrafilme e a Fundação do Cinema Brasileiro – FCB. Depois de 19 anos fora de circulação, o Centro Técnico Audiovisual – CTAv/SAv/MinC lançou em 2007 a edição especial nº 49, comemorativa dos 70 anos do INCE. Em abril de 2010 foi lançado o nº 50 e a revista voltou a circular regularmente com periodicidade trimestral.
A Coleção
Os cinco volumes da coleção fac-similar reproduzem fielmente as edições de 1966 a 1988 de Filme Cultura. Ali foi feita a crônica do cinema brasileiro e de aspectos importantes do cinema internacional no período. Em suas páginas, encontram-se textos hoje clássicos de Jean-Claude Bernardet, Sérgio Augusto, Antonio Moniz Vianna, Ismail Xavier, Inácio Araújo, João Luiz Vieira, Rogério Sganzerla e Jairo Ferreira, entre muitos outros. A revista contou, entre seus editores, com Ely Azeredo, Flávio Tambellini, David Neves, José Carlos Avellar, Cláudio Bojunga e João Carlos Rodrigues.
O conteúdo da revista abrangia críticas de filmes, ensaios, pesquisas, entrevistas, perfis, catalogação de diretores brasileiros e internacionais, bem como artigos sobre técnica, produção, mercado, festivais e premiações. Há também um precioso material iconográfico sobre a história do cinema brasileiro, fundamental para cinéfilos, pesquisadores e estudantes.
A Coleção pode ser adquirida ao preço de R$ 100,00 nas principais livrarias do país. Os pontos de venda, válidos também para os números recentes da revista, são divulgados no site www.filmecultura.org.br.
O número 51
A edição nº 51 de Filme Cultura é centrada nos personagens do cinema brasileiro. Como destaca no editorial o diretor da revista, Gustavo Dahl, “a proposta deste número de Filme Cultura é recontextualizar a questão dentro do cinema brasileiro histórico, moderno ou contemporâneo.” Assim, personagens populares, marginais e intelectuais, personagens de documentários e de tramas multiplot receberam a atenção de articulistas tanto pertencentes ao corpo de redatores da revista, como convidados de diversas regiões do país e distintas inserções no estudo do cinema brasileiro. Fernanda Montenegro e Selton Mello ganharam matérias especiais pela riqueza de suas galerias de personagens.
A revista traz também as mesmas seções do nº 50, que lançam um olhar às margens do mercado, à história do cinema brasileiro e a disciplinas correlatas à do cinema. A seguir, a lista das matérias de Filme Cultura nº 51:
Editorial – Gustavo Dahl
O filho desviante e a morte do pai – João Silvério Trevisan
Quando a narrativa perde o centro – Cléber Eduardo
A vida depois do doc – Carlos Alberto Mattos
Coutinho, o cinema e a gente – Daniel Caetano
Heróis do real – Carlos Alberto Mattos
Carapiru e Orson Welles: a melhor defesa é o ataque – Daniel Caetano
Entrevista com Silvio de Abreu – Daniel Caetano
Personagens e tipos do cinema popular – João Carlos Rodrigues
Intelectuais na linha de frente – Luís Alberto Rocha Melo
Margem sem limites – Cássio Starling Carlos
Zulmira, Romana, Dora… Fernanda – Ivonete Pinto
Entrevista com Selton Mello
Um filme: Estômago – Fábio Andrade e Rodrigo de Oliveira
Perfil: Walter da Silveira, advogado do cinema – Orlando Senna
Cinemateca de textos: Jean-Claude Bernardet
Outro olhar: Grande sertão: veredas, Avancini em grande estilo – João Carlos Rodrigues
E agora, Laís (Bodanzky)?
E agora, Ivan (Cardoso)?
Lá e cá: O desconhecido cinema de nossos vizinhos argentinos – Daniel Caetano
Busca avançada: Cinema passageiro – Carlos Alberto Mattos
Curtas: De/com/sobre/para Helena Ignez – Joana Nin
Atualizando: A morte do transfer? – Marcelo Cajueiro
Livros: História e economia do cinema e do audiovisual no Brasil: passado, presente e futuro – André Gatti
Peneira digital – Carlos Alberto Mattos
Cinemabilia: Simão, o caolho
SERVIÇO
Lançamento da Coleção fac-similar e do nº 51 da revista Filme Cultura
Data: 01/07/2010 no site http://www.filmecultura.org.br
Evento no Rio de Janeiro e São Paulo para imprensa e convidados.
Assessoria de imprensa: Bárbara Skaba (21) 9766-1598 / barbara.skaba@gmail.com
O número está bem legal!
Tô divulgando no FB
Opa! Sucesso!
Daqui, orgulhoso do mano velho
Bjão
Deco