Fragmentos de conversas com Godard

Histoires du cinéma

O título do filme é sua perfeita sinopse e reivindicação de identidade. Sem pretensão narrativa nem de formar um perfil, Alain Fleischer simplesmente se coloca entre Jean-Luc Godard e alguns interlocutores da época em que ele preparava sua polêmica exposição Voyage(s) en Utopie, à la Recherche d’un Théoreme Perdu (Centro Georges Pompidou, 2006) e o filme-ensaio Vrai Faux Passeport.

Alain Fleischer parece partir da premissa de que Godard é interessante de ouvir o tempo todo. Assim como nos filmes, nas conversas JLG surfa no eterno jogo das referências culturais, da crítica acerba e das afirmações peremptórias. “Quanto menos eu sei, mais eu quero falar”, despista. Mesmo quando retoma temas batidos como as diferenças entre ficção (Israel) e documentário (Palestina), ele é capaz de ainda sair-se com uma frase ressonante como “A verdade é tão apreciada que mesmo os mentirosos gostariam que fosse verdade o que dizem”.

As conversas, incensadas por muitos charutos, envolvem os cineastas Jean-Marie Straub e Andre S. Labarthe, o historiador Jean Narboni, o teórico e curador Dominique Païni e um grupo de jovens artistas visuais que ouvem o velho ranzinza descascar suas instalações: “Dispositivos sempre existiram. Vocês estão fugindo do real”. Godard põe em xeque sua perene contemporaneidade ao mostrar-se um pouco mais conservador do que pensamos que é. Aqui  é onde esse registro de conversas alcança maior profundidade.

Vemos Jean-Luc às voltas com DVDs que não rodam e mostrando sua videoteca caseira apinhada de velhos VHS. Divertimo-nos com o flâneur de ideias que sempre encontra uma forma de elogiar a Nouvelle Vague, implicar com Chantal Akerman e Martin Scorsese, e filosofar para a plateia como se estivesse nos anos 1960: “Um casal pode discordar de tudo e ainda ser feliz, mas se não gostarem dos mesmos filmes, acabam se divorciando”. E assim prosseguem as Histoires du Cinéma.            

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s