Odisséia de um sátiro

HOMEM ERÓTICO (EROTIC MAN)
de Jorgen Leth

Dorothie (na foto), Schilaine, Rokhaya, Ana Flávia, Paula, Helena, Julia… Os nomes são sensuais, os corpos ainda mais. São as mulheres de Jorgen Leth, umas reais, outras fictícias, que aceitaram se relacionar com a câmera dele num pretenso estudo do erotismo. Leth reúne nesse filme, do meu ponto de vista, as três melhores coisas do mundo: cinema, viagens e mulheres lindas. Erotic Man é um ensaio másculo disfarçado em odisséia de um poeta em busca das imagens de amores perdidos no tempo.

Durante os últimos anos, Leth viajou por diversos países, a maioria do Terceiro Mundo, à procura de mulheres bonitas para filmar nuas em quartos de hotel. A cada uma explicava que não haveria cenas de sexo, mas queria filmar “os detalhes”. Vejo aí uma referência implícita ao envelhecimento masculino. As cenas de casting num hotel em São Paulo são particularmente curiosas. As imagens filmadas são muito bonitas, embora no padrão das revistas masculinas. Melhor, porque frutos de vivência e não de poses, é quando o diretor nos franqueia as imagens das brincadeiras eróticas com suas duas mulheres haitianas, com quem manteve relacionamentos duradouros. Mas é grande o risco de tudo isso parecer apenas um projeto onanista. As indagações sobre a natureza do erotismo e sua persistência na memória não levam a grandes conclusões, nem parece ser este o objetivo. Leth filma-se a si mesmo comentando seu processo, um tanto perdido nos versos minimalistas que conhecemos desde a obra-prima The Perfect Human.

Em que pese a veneração de Leth pela forma feminina, o que temos aqui, no fundo, é a fixação de um homem pela mulher como objeto de contemplação e desfrute. Lars Von Trier leva o crédito de “produtor criativo” e, desta vez, parece não ter feito nenhuma obstrução ao velho sátiro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s