Ícone de uma síntese

REAGAN
de Eugene Jarecki

Se você acha que Ronald Reagan foi o principal ideólogo do sistema econômico que aprofundou as diferenças sociais e levou os EUA às crises recentes, então espere até conhecer Arthur Laffer, o economista que mais forneceu argumentos à Reaganomics. O almofadinha de Ohio aparece em Reagan explicando mais uma vez a sua “curva de Laffer” e sua exdrúxula teoria de que os ricos não devem pagar altos impostos para que haja cada vez mais ricos e menos pobres. Laffer é um dos muitos entrevistados por Eugene Jarecki (Why We Fight) para compor esse retrato multifacetado do ex-presidente americano.

A produção da HBO Documentaries tem aquele perfil clássico e muito eficiente de cercar o biografado por todos os ângulos através de um roteiro impecável, ritmo sugestivo de cada fase da trajetória e material de arquivo abundante e bem acionado. Reagan surge, portanto, como uma imagem construída desde os tempos de ator em Hollywood, garoto-propaganda da General Electric e patriota liberal cooptado pelos conservadores entrincheirados nas grandes corporações. Uma imagem de liderança a rigor vazia e falseadora, mas comprada com satisfação pelo americano médio assustado com as ideias socialistas. De tudo o que relata, o filme enfatiza sobretudo a profunda identificação entre política, consumo e entretenimento que predomina no imaginário americano. Reagan talvez tenha sido o ícone mais vistoso dessa síntese.

Um dos trunfos narrativos do doc é a diferença entre dois filhos de Reagan: o progressista Ron, que tenta separar as virtudes dos equívocos do pai; e o adotivo Michael, um conservador que gosta de posar diante de fotos de Reagan e festejar o seu legado.

Um comentário sobre “Ícone de uma síntese

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s