Coutinho Repórter e Uma Visita para Elizabeth Teixeira

Dois curtas exibidos ontem na Première Brasil são costelas nascidas da obra de Eduardo Coutinho. Ambos são filmes muito simples, que se valem de um mito já pronto para passar seu recado sinteticamente.

Uma Visita para Elizabeth Teixeira vai reencontrar a personagem central de Cabra Marcado para Morrer em sua casa do interior da Paraíba (comprada por Coutinho) e testemunhar sua persistência na defesa da reforma agrária. Acompanha Dona Elizabeth também na primeira visita que faz a uma capelinha erguida, não se sabe por quem, à memória de seu marido, o líder camponês João Pedro Teixeira, no local em que ele foi assassinado.

A ideia é apenas confirmar que Dona Elizabeth continua a mesma, para o que contribui um rápido depoimento de outro João Pedro, o Stédile do MST. De novidade, que eu saiba, a informação de que ela declinou de um convite de Fidel para viver em Cuba nos anos 1960. O curta de Susanna Lira tem o efeito de atualizar o status de uma história que virou História.

Já em Coutinho Repórter, é o próprio cineasta quem, de sua mesa no CECIP, rememora para Rená Tardin os tempos de Globo Repórter. Conta como “caiu na real” e entrou para a Vênus Platinada, como descobriu seus processos em programas clássicos como Seis Dias em Ouricuri Teodorico, o Imperador do Sertão. Em tudo, a disposição para contestar ou driblar as imposições do padrão Globo. Planos longos, subversão da função do narrador, etc.

Mas a subversão principal vem nos minutos finais, quando Coutinho “confessa”, talvez pela primeira vez, a extensão dos seus “furtos” na Globo para realizar Cabra Marcado para Morrer. É algo de que a emissora do Jardim Botânico deveria se orgulhar. Àquela altura, Coutinho já não admitia mais a encomenda de fazer um programa sobre os 50 anos do Pato Donald. Era tempo de mudar de vida novamente. Eficiente em sua simplicidade, Coutinho Repórter sublinha momentos cruciais na carreira do mestre e ainda capta seu entusiasmo (no off dos créditos finais) com as condições atuais do ofício documental.

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