Dance Rânia dance

A personagem-título desse filme cearense é uma bailarina de 16 anos dividida entre dois apelos, cada um representado por uma amiga. Zizi (Nataly Rocha, ótima), a companheira local, é dançarina numa boate frequentada por estrangeiros em Fortaleza. Estela (Mariana Lima), a forasteira, é diretora de uma companhia de dança. Rânia, interpretada com proverbial espontaneidade pela novata Graziela Félix, vive a idade das decisões difíceis. Seu impasse é expresso numa das melhores cenas do filme, quando ela improvisa movimentos de balé clássico no palquinho de pole dancing.

A diretora Roberta Marques, uma cearense radicada na Holanda, imprime uma sensibilidade diferenciada ao cenário e ao dia-a-dia das personagens. Privilegia o prosaico e o casual em detrimento da descrição e do conflito. Lembra um pouco o acento de Karim Aïnouz em O Céu de Suely ou de Marília Rocha em A Falta que me Faz. Para essa atmosfera mais rarefeita contribui a fotografia de Heloisa Passos, uma curitibana que vai colher os tons mais pastéis da orla nordestina e criar composições de intensa plasticidade. Foi ela a autora das imagens de Viajo porque Preciso, Volto porque te Amo.

Rânia se inscreve numa linha recente de filmes brasileiros sobre a subjetividade feminina em situações de transição. Enfoca Fortaleza, onde o comércio de meninas é particularmente forte. Não o faz com uma visão sociológica nem moralizadora, mas em regime de compreensão dos dilemas e das afetividades em jogo. Pode ser um tanto pálido na dramaturgia e um pouco difícil em matéria de dicção dos diálogos. Mariana Lima pode não convencer como professora de dança (ela parece estar aprendendo com Graziela, e não o contrário). Mas prevalecem ali uma poética e uma mirada particular sobre o assunto que não devem ser desprezados.

(Texto publicado originalmente em outubro de 2011)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s