A história de Penélope

Hoje à noite (0h15 de terça para quarta) a Mostra África Hoje exibe no Canal Brasil o documentário Onde a Água Encontra o Céu. O título é a tradução do nome de um lago do Norte de Zâmbia, em torno do qual se encontra uma aldeia de pescadores. Nesse lugar, um dos mais pobres do país, não há cinemas, poucos são os que possuem televisão e metade da população não tem sequer eletricidade. Ali as mulheres são educadas desde cedo para não expressarem suas opiniões abertamente. Mas o filme vai mexer bastante com tudo isso.

Duas orientadoras convocaram mulheres de várias idades para aprenderem a contar suas histórias através do cinema. Ensinaram como operar as câmeras, como captar o som e como dirigir as cenas. A ideia era contar diversas experiências, mas eis que surge a jovem Penélope – e sua história praticamente resumia a de todas. Aids, orfandade, abandono e prostituição são destinos comuns a muitas moças como ela. Com sua coragem e encanto natural, Penélope vira a estrela do filme.

Nesse documentário, narrado pelo ator Morgan Freeman, acompanhamos uma experiência de mídia participativa em todas as suas etapas, da arregimentação das pessoas até as exibições do filme resultante, incluindo as reações da plateia. O projeto inclui evidenciar a transformação que isso pode causar nas mulheres participantes, que se tornam mais livres e capacitadas para melhorar suas vidas. Um tabu, enfim, se quebrou naquela comunidade. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s