Noite de boleiros

Hoje é dia de futebol na Mostra Ugo Giorgetti do Canal Brasil. Melhor dizendo, é dia de jogadores de futebol contarem e viverem suas histórias reunidos na mesa de um bar da capital paulista. O filme que passa à 0h15 de terça para quarta é Boleiros – Era uma Vez o Futebol, realizado em 1998 e reunindo duas paixões do diretor: o futebol e a cidade de São Paulo.

Num roteiro muito bem articulado, Giorgetti narra seis casos exemplares do universo futebolístico: a compra de um juiz em cidade do interior, os torcedores que tentam curar a contusão do seu ídolo por métodos pouco ortodoxos, o garanhão que consegue driblar as normas da concentração na véspera de uma partida decisiva, o jogador negro vítima de racismo, o antigo astro do gramado que vira professor de escolinha da elite e o ex-craque em decadência que precisa vender seus troféus.

O futebol é visto, portanto, como um atalho para falar da vida, das paixões, do tempo que passa e atropela as glórias, fazendo o artista da bola mudar de classe social de uma hora para outra, para cima ou para baixo. Por isso “Boleiros” não é apenas um filme para amantes do futebol, mas para qualquer um que se interesse por histórias bem contadas sobre a condição humana.

Uma certa melancolia dá o tom nesse Bar Elias, reconstituição de um famoso ponto de encontro de boleiros em São Paulo. Ugo Giorgetti conhece bem esse ambiente. Desde 2006 ele assina uma coluna semanal sobre futebol no jornal O Estado de S. Paulo. O elenco do filme é liderado por Adriano Stuart, que foi jogador antes de ser ator, e inclui feras como Flavio Migliaccio, Lima Duarte e Otávio Augusto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s