Diabinhos do digital atacam em Brasília

Depois da abertura feliz na terça-feira, os diabinhos do digital entraram ontem na arena da competição do Festival de Brasília. Depois de três interrupções por conta de travamentos na projeção da mídia DCP, a exibição do longa Os Pobres Diabos, de Rosemberg Cariry, foi cancelada definitivamente por volta da metade do filme. Os jurados verão o filme na reprise, mas a sensação de frustração para a equipe e o público foi inevitável.

Até onde pude ver, Os Pobres Diabos é menos uma narrativa coesa e mais uma sucessão de vinhetas protagonizadas por uma trupe de circo no interior do Ceará. Cariry procura um certo humor poético que, teoricamente, se coaduna bem com a estrutura de esquetes, mas, pelo visto, acaba perdendo fôlego justamente em função da fragmentação. Mas seria leviano fazer maiores considerações sobre um filme visto pela metade, embora já tenham ficado claras as qualidades do elenco (Chico Diaz, Silvia Buarque, Gero Camilo, Everaldo Pontes, Zezita Matos) e da iluminação de Petrus Cariry.

Dois curtas foram apresentados sem problemas na sessão. A animação Deixem a Diana em Paz, de Júlio Cavani, é uma fábula sobre uma mulher que se entrega à fantasia de nadar e dormir até morrer.  No curta pernambucano, os desenhos em bico de pena de Cavani Rosas (pai do diretor) se baseiam na anatomia da bela Joana Gattis, e são eles que se impõem, mais que o exercício de animação propriamente dito, que é bem discreto. A narração de Irandhir Santos projeta uma perspectiva masculina sobre as imagens de nudez, o que banaliza um pouco a proposta.

O curta de ficção paranaense Sylvia trata do encontro casual entre uma camelô de discos piratas e uma agente da polícia federal numa academia de boxe de Londrina. O diretor Artur Ianckievicz optou por uma narrativa puramente visual, sem falas. Se isso por um lado evita a confrontação óbvia entre as duas personagens em lados opostos da lei, por outro resfria bastante o filme e o torna um tanto apático.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s