O Tempo… E o Vento

Foto: Fernando Nipper

Algumas aproximações possíveis de O Tempo e o Vento:

1. Com … E o Vento Levou: a intenção de fazer uma saga histórico-romântica de envergadura razoável, usando a semântica do cinema americano e signos específicos da produção de David O. Selznick como o aparato musical, os créditos, as silhuetas contra o por do sol etc.

2. Com os Centros de Tradições Gaúchas: a cenografia usada de maneira muito expositiva, os figurinos pilchados, o paisagismo pampeiro.

3. Com as minisséries de TV: a narrativa espalhada por várias gerações, apesar da estrutura pontual e apenas informativa, pois o que interessa mesmo é contar a parte relativa ao Capitão Rodrigo. Esta, então, é artificialmente “ecoada” em todas as outras etapas.

4. Com os filmes espíritas: são tantas as “ressurreições” de personagens que às vezes parece um filme espírita disfarçado.

Dito isso, achei um espetáculo de massa razoavelmente bem sucedido, com bom elenco, produção caprichada nos padrões televisivos e uma relação sensorial com a plateia através de elementos como os lábios de Cleo Pires, os olhos de Thiago Lacerda (um novo Tarcísio Meira) e a voz de Fernanda Montenegro. A canção em inglês nos créditos finais induz o espectador a achar que está saindo de “um filme de verdade”. O diálogo, portanto, se estabelece com uma plateia afeita a um modelo consagrado, em que o excesso de música e o garbo das imagens são sinais de qualidade.

2 comentários sobre “O Tempo… E o Vento

  1. “Relação sensorial com a plateia”? Não entendi. O Lacerda fica escalado para sentar no colo das fãs, durante a projeção, é algo assim?… Se for, é revolucionário muito para além do que poderia ter pensado o David O. Selznick: a Vivien Leigh, no escuro, sentando no colo da gente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s