O compositor e cineasta baiano Jorge Alfredo Guimarães (Samba Riachão) criou em 2012 o blog Caderno de Cinema, um ancoradouro para reflexões espertas sobre o cinema brasileiro de um ponto de vista majoritariamente baiano e nordestino. Fazia falta. Onde mais encontrar, por exemplo, o manifesto Grana Away de Edgard Navarro, uma longa entrevista de Sylvie Debs com Rosemberg Cariry ou um sucinto perfil de Luiz Carlos Barreto por Sérgio Santeiro?
O Caderno de Cinema propicia uma tranquila navegação em mosaicos e apresenta um índice geral que muito facilita a pesquisa. O blog pretende ser também um polo de conversa sobre o cinema baiano. Lá estão projetos locais, inclusive os do próprio Jorge Alfredo, como o documentário Cinema na Província e a Mostra Guido Araújo, com que homenageia o criador das memoráveis Jornadas Internacionais de Cinema da Bahia.
Mas nem tudo se resume à terra de Glauber. Há também espaço para textos sobre filmes e assuntos de outros estados. Um ato de puro amor pelo cinema brasileiro. Clique para visitar.