Castanha, cotidiano dramatizado

A noite gay de Porto Alegre tem paródias de cantoras, “policiais” que fazem strip tease masculino, sátiras à homofobia evangélica… E tem João Carlos Castanha, ator transformista que canta e faz comédia stand up. Depois de escalá-lo num curta de 2008, o diretor Davi Pretto partiu para retratá-lo num longa que misturasse os registros de ficção e documentário. Castanha tem sido exibido em vários festivais internacionais e rendeu a seu protagonista o prêmio de melhor ator em Las Palmas, nas Ilhas Canárias.

O filme se enquadra numa linhagem que vem de John Cassavetes e, no Brasil, passa pelos recentes O Céu sobre os Ombros, Girimunho e Esse Amor que nos Consome. Ou seja, o limite entre a realidade do ator e a encenação é inteiramente borrado, com a primeira servindo à segunda. Castanha vive de fato com a mãe septuagenária num subúrbio da capital gaúcha, de onde sai para as boates e os teatros em que trabalha. Leva uma vida financeiramente apertada, tem saúde frágil e sofre constante ameaça de violência de um sobrinho viciado em crack. Daí em diante, o que vemos é uma dramatização do cotidiano, na qual não cabe a pergunta se é verdade ou ficção.

Davi Pretto dosa com habilidade nosso acesso às informações, assim como a sutil introdução dos aspectos ficcionais dentro da estrutura documental. O noticiário criminal e das manifestações de 2013 entra pela TV e acentua uma certa alienação do personagem em seu pequeno mundo de carências e humor tristonho. Nas intenções do diretor, a confusão entre realidade e invenção se passaria na mente de Castanha, prisma que não me pareceu bem delineado no roteiro. A visão subjetiva do personagem se dissolve na enunciação principal do filme e o suposto delírio aparece como construção deliberada. De resto, a fotografia ora realista, ora espectral de Glauco Firpo (lembrando muito o estilo de Ivo Lopes Araújo) e a boa disposição de Castanha para expor sua condição contribuem para uma experiência marcante.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s