Exuberância sertaneja

Diga-se antes de mais nada: não deixe de comprar a lebre porque o crítico de um certo jornal carioca disse que era gato. Ritos de Passagem é uma animação espetacular, graficamente das mais belas e inventivas já feitas no Brasil. Espero que se candidate a algum prêmio no próximo Festival de Annecy.

Em seu segundo longa-metragem (o primeiro é o clássico “Boi Aruá”, de 1984), o artista visual baiano Chico Liberato se esmerou na articulação das mitologias brasileira e grega. Durante a travessia para o Reino dos Mortos na barca de Creonte, um Beato e um Justiceiro narram suas peripécias pelo sertão. Em princípio, seriam a personificação de Deus e do Diabo, mas reza a dialética sertaneja que as coisas não sejam assim tão claras. Na verdade, eles são representações de duas formas de combater a injustiça e as desigualdades. O Beato Mateus, pela palavra, a união, o amor e o trabalho. Ele mistura características de Cristo e de Antonio Conselheiro. O Justiceiro, pela ação, a luta e a revanche. Ele é uma paráfrase do cangaceiro Lampeão.

Cada qual suscita um tratamento específico nos desenhos, na palheta de cores e na iconografia mítica envolvida. Em comum, a exuberância cromática e gráfica do trabalho de Chico Liberato e sua equipe. Ao mesmo tempo que conta muito bem as histórias paralelas dos dois líderes, o filme é uma sucessão ininterrupta de imagens cativantes, metamorfoses poéticas, explorações criativas da estética popular e sofisticadas estilizações de movimentos, sombras, silhuetas, etc. A faixa sonora acompanha o nível de qualidade, com diálogos cheios de sabor regional e uma trilha musical efusiva executada pela Orquestra Sinfônica da Bahia.

Liberato amadurecia esse projeto há quase 30 anos. Ele está com 78. O filme é um triunfo. Veja o trailer:

Um comentário sobre “Exuberância sertaneja

  1. Pingback: Melhores de 2014 | ...rastros de carmattos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s