ÉTV: Jaci – Sete Pecados de uma Obra Amazônica

Uma das grandes obras hidrelétricas em curso no Norte do país é a usina de Jirau, no Rio Madeira, em Rondônia. A construção já foi objeto de polêmicas e interrupções por motivos de impacto ambiental, riscos para a população indígena e questões trabalhistas. Este documentário, ambientado no distrito-base de Jaci-Paraná, faz a crônica de alguma dessas questões com múltipla participação dos operários.

Boa parte do material, ou pelo menos suas porções mais dramáticas, foi registrada por trabalhadores com seus celulares. Isso aponta uma nova fronteira na realização de documentários sobre o mundo do trabalho – coisa impensável para Vladimir Carvalho quando filmou Conterrâneos Velhos de Guerra, filme que pode sugerir uma certa paternidade para Jaci. São deles as imagens de acidentados, das condições de trabalho no alto dos andaimes monumentais e principalmente do grande motim de 2011, quando operários revoltados contra a falta de segurança e assistência foram reprimidos pela polícia e incendiaram ônibus, carros e alojamentos.

O filme procura cobrir as diversas pautas com uma estrutura em módulos e ouvindo vozes representativas dos vários interesses em jogo. Volta-se também para o dia-a-dia dos trabalhadores naquela espécie de colônia temporária, enquanto não debandam para Belo Monte. O lazer e os aspectos afetivos ocupam um espaço considerável, respondendo inclusive pelo que a mim pareceu o maior deslize: a ênfase nas lágrimas de uma “mulher de bar” que fecha o filme em tom muito destoante do caminho percorrido até então. Minha irmã, que assistia comigo, reprovou a forma, a seu ver estereotipada, como a câmera enquadra o corpo das mulheres. Isso, porém, não desabona o trabalho de Caio Cavechini e Carlos Juliano Barros, seguindo-se ao impactante Carne e Osso, na atualização do documentário brasileiro sobre dramas do trabalho extremo. ♦ ♦ ♦

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s