Margarida de Moçambique

A mostra África, Cinema – Um Olhar Contemporâneo, em cartaz na Caixa Cultural RJ, reprisa amanhã (terça), às 17h, o único filme lusófono da programação. Foi realizado por Licínio Azevedo, um brasileiro que vive e filma em Moçambique há 36 anos. Virgem Margarida, seu longa mais recente, não é um documentário, nem mesmo um híbrido, searas mais frequentadas por Licínio. É uma ficção de época, inspirada em eventos de 1975, logo após o fim da guerra de independência de Moçambique.

O trabalho de descolonização no início do governo de Samora Machel se confundia com uma ditadura da ideologia. O filme aborda a “reeducação” de um grupo de prostitutas de Maputo num campo de trabalho no interior do país. Sob as ordens de uma comandante autoritária, em regime militarizado, as mulheres de “baixa vida” são instruídas a se tornarem camponesas, efígies da “nova mulher” almejada pelo regime. Algumas prisioneiras se empenham em obter a liberação de Margarida, a virgem do título, jovem camponesa presa por engano enquanto visitava a cidade para comprar seu vestido de noiva. O destino da menina vai comprovar que, para além das palavras de ordem, o pensamento machista predador não depende do sistema político.

O argumento é excelente, com muitas variantes da questão em jogo, inclusive o fato de que a própria comandante é uma mulher impedida de viver seus projetos pessoais. Pena que a encenação seja bastante precária, com atrizes inexperientes e pouca sutileza na exposição dos conflitos de ideias e posições. Ainda assim, é mais um resultado quase miraculoso que Licínio obtém em condições tão difíceis. Não tanto pelos recursos, obtidos com ajuda da Holanda, França e Portugal, mas pelas carências inatas de um cinema sem fomento nem continuidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s