ÉTV: As Incríveis Artimanhas da Nuvem Cigana

Numa época como a nossa, marcada pelos coletivos que articulam arte e política e ganham papel crescente no cenário social, é importante conhecer as origens desse tipo de ação. É o que torna fundamental um documentário como As Incríveis Artimanhas da Nuvem Cigana, que abriu ontem (quinta) o Festival É Tudo Verdade no Rio. A Nuvem Cigana reuniu os mais conhecidos poetas marginais cariocas dos anos 1970, integrando ainda músicos, sambistas, artistas plásticos e cineastas.

Claudio Lobato, um dos remanescentes, e a documentarista Paola Vieira se juntaram para resgatar a história do grupo num modelo de doc corriqueiro nos últimos anos: os fatos desfilam segundo os fluxos de memória dos protagonistas (Chacal, Ronaldo Bastos, Charles Peixoto, Cafi e outros) e são ilustrados por farto material de arquivo, incluindo algumas raridades do cinema amador. Dispensa-se a figura do explicador externo e confia-se na verve das lembranças e no humor que caracteriza os participantes. Esse formato pode trazer charme e simpatia, como ocorre aqui em boa parte do tempo, mas também pode gerar uma apresentação um tanto anárquica e superficial do assunto.

As Incríveis Artimanhas… parece mais interessado em enumerar as ações do Nuvem Cigana do que em extrair delas um sentido maior de inserção na contracultura da época. Assim, as Artimanhas (performances poéticas em palcos), bailes, happenings, poemas vendidos em cordéis mimeografados, a edição do Almanaque Vitalidade, etc, bem como o estilo de vida mais ou menos alternativo dos integrantes, são objetos de um relato razoavelmente cronológico, mas não tão elucidativo ou mesmo instigante quanto poderia ser.

De qualquer maneira, e apesar da ingenuidade de algumas atitudes e episódios relembrados, fica uma informação básica sobre essa “banda de rock de poetas” que, mal ou bem, se inspirou nos modernistas e trouxe a poesia para as ruas numa época de caretice e repressão.     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s