Piada boa, mas esticada

Queridinho entre os filmes europeus de 2016, para mim o alemão TONI ERDMANN justifica só parcialmente tanta admiração. É uma comédia dramática muitíssimo bem interpretada e que, em boa parte do tempo, deixa o espectador intrigado com a estranha relação entre aquele pai afeito a brincadeiras e disfarces, e sua filha, uma escrava corporativa que leva vida infeliz no emprego em Bucareste. Durante supostas férias, ele vai à Romênia com a missão de subverter o status quo da moça e resgatar nela o sentimento de família.

O contraste entre a figura clownesca mas humana do falso Toni Erdmann (Peter Simonischek, sósia de Mauricio do Valle) e o mundo empertigado, cruel e depravado das corporações em que circula Ines (Sandra Hüller) produz situações desconcertantes para os personagens e hilárias para a plateia. Mas é forçoso admitir que o charme simples e direto da comédia não resiste aos 162 minutos de projeção. O nonsense aos poucos se transforma em mera maluquice, um tanto repetitiva e gratuita. O efeito das peripécias paternas sobre Ines soa pouco convincente, com a história perdendo foco e densidade em troca de ideias apenas estapafúrdias.

A diretora e roteirista Maren Ade tem credenciais para prosseguir na linha de Doris Dörrie e suas comédias de travo amargo. A dificuldade de Ines em trocar um vestido, que a leva a uma ruptura fundamental, é exemplar desse humor nascido do desconforto. Pelo jeito, só falta poupar seus personagens de piadas que se estendam demais e os impeçam de tirar o disfarce no momento adequado.

P.S. O Instituto Moreira Salles vai exibir a partir do dia 18, juntamente com Toni Erdmann, os dois filmes anteriores da diretora Maren Ade: Floresta para as Árvores (2003) e Todos os Outros (2009).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s