Caçador de caçadores

Walter Firmo e Silvio Tendler

É admirável como Silvio Tendler, a despeito das limitações de sua enfermidade, mantém-se extremamente ativo e participante. Ele não para de criar, produzir e colocar sua voz a serviço de boas causas. Se o cinema não tem lançado filmes novos seus é porque sua atividade vem se direcionando mais à TV e à internet, o que lhe permite uma atuação mais visível do que a maioria dos documentaristas brasileiros.

À margem de suas pautas políticas e ecológicas, Silvio tem uma relação antiga com o tema fotografia. Em 1988 fez o documentário “Caçadores da Alma”, sobre fotógrafos brasileiros. Em 2012, exibiu na TV Brasil a série homônima, em que ampliava a abordagem para diversos usos e relações da fotografia. Agora está lançando pelo Canal Curta! outra temporada da série, com novos personagens e perspectivas. Estreia hoje (terça) às 23h30.

Assisti a dois episódios numa pré-estreia. “Cuba e a Fotografia” traça um conciso painel dessa arte na ilha, desde o imediato triunfo da Revolução até as manifestações mais arrojadas e contemporâneas. “Artes que Dialogam com a Fotografia” enfoca vínculos com o cinema, as artes plásticas, a música e a moda através de fotógrafos como Walter Carvalho, Milton Montenegro, Duda Firmo e outros tantos.

CAÇADORES DA ALMA, chamado de “um filme em série”, chega atualizado do ponto de vista do tratamento da imagem. Uma bela trilha sonora e pitadas de humor (como Walter Firmo “batizando” o filho Duda diante da câmera de Silvio) acrescentam charme aos programas. Mesmo na síntese de 30 minutos, os episódios conseguem tocar em numerosos aspectos e coletar pensamentos e experiências cruciais sobre a arte fotográfica. Um trabalho de mestre.

Silvio não pretende parar por aqui. “Estou me preparando para encarar mais uma série, e depois editar um longa-metragem”, me antecipou. “Se no primeiro, o de 1988, o Milton Montenegro anunciou a chegada da era digital, a próxima série vai tratar dos caminhos da fotografia como memória e anunciará a memória como construção do futuro”.

CAÇADORES DA ALMA vai ao ar no Canal Curta! a partir de hoje, 8 de agosto, toda terça-feira às 20h30.

Vejam aqui um teaser de 9 minutos:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s