Suave interlúdio parisiense

Não sei se é nostalgia ou anacronismo o que vejo nos filmes de Philippe Garrel. As imagens em preto e branco, o ritmo distendido, a narração romanesca e uma leveza de Nouvelle Vague tardia os lançam numa espécie de limbo temporal. AMANTE POR UM DIA é uma demonstração de que só um certo cinema francês ainda fala de amor com tal candura, a ponto de soar antiquado. Os personagens vivem somente de amar, sofrer de ciúme, sentir-se abandonados e curtir o que antigamente se chamava de “uma fossa”.

Quando Jeanne (Esther Garrel, filha do diretor) leva um chute do namorado, vai morar com o pai, o professor – de Filosofia, bien sür – Gilles (Éric Caravaca). Descobre então que ele está morando com Ariane (a novata Louise Chevillote), uma de suas alunas. As duas têm a mesma idade e, após um breve período de desconfiança mútua, se tornam amigas e confidentes. As relações de Jeanne e Ariane com os homens ao seu redor vão dar margem a um pequeno estudo da solidariedade feminina e dos desacertos entre a almejada felicidade amorosa e a eterna insatisfação que a acompanha. Uma bela cena de dança numa boate ilustra o tema da infidelidade, que abala o casal Gilles-Ariane mas não afeta Jeanne e sua fixação no namorado fujão.

Philippe Garrel soa especialmente despretensioso nesse filme, em que pese os nomes dos mestres Jean-Claude Carrière como corroteirista e Renato Berta na fotografia de uma Paris tão prosaica quanto bela. Há também uma sensualidade hoje em dia rara nos fluxos de desejo em torno de Ariane, ela que é o fator de desequilíbrio desse suave interlúdio parisiense que também pode lembrar Eric Rohmer.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s