Massacre sem cortes

UTØYA 22 DE JULHO

A Noruega é tida como uma ilha de tranquilidade na conturbada Europa. No dia 22 de julho de 2011, a explosão de uma bomba no distrito governamental de Oslo abalou aquela paz. Horas depois, na ilha de Utøya, um acampamento de jovens social-democratas era assombrado por um atirador de extrema direita. No saldo, 77 mortos e cerca de 200 feridos.

UTØYA 22 DE JULHO reconta, com rigor temporal, os 72 minutos que durou o massacre na ilha dentro da “ilha”. O diretor Erik Poppe fez duas opções radicais: focar toda a ação numa só personagem, Kaja, que tenta sobreviver, encontrar a irmã mais nova e ajudar os feridos e assustados que encontra pelo caminho; e narrar tudo num plano-sequência único, sem qualquer corte visível.

Assim, todo o nosso ponto de vista é conduzido por essa individualidade, como se a câmera fosse alguém colado a Kaja, inclusive protegendo-se como ela dos disparos vindos não se sabe de onde. Conectados unicamente com Kaja, vivemos a experiência de desconhecer a origem dos tiros, até porque o atirador é visto somente numa tomada rápida, de longe, quase indiscernível.

Esses procedimentos, se por um lado proporcionam uma imersão angustiante, por outro reduzem o episódio a um fait divers (fato isolado), cujas implicações políticas ficam restritas a letreiros no início e no final. O modelo do reality show de sobrevivência se sobrepõe a qualquer outro.

O trabalho de câmera e dos atores, em fluxo contínuo durante mais de 90 minutos, através de várias locações e climas dramáticos é uma façanha impressionante. Mas isso também acaba chamando a atenção mais para os desafios da realização do que para o que está sendo mostrado.

P.S. Simultaneamente em cartaz, Utøya 22 de Julho, A Casa que Jack Construiu, O Segredo de Davi e Sequestro Relâmpago formam um dos conjuntos mais violentos de filmes disponíveis nos cinemas ultimamente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s