Pequena aventura na estrada

SOBRE RODAS

As boas intenções correm soltas no infantojuvenil SOBRE RODAS (não confundir com a “grife” documental de Sérgio Bloch). Fala-se de superação de infortúnios através do afeto, de aceitação de uma lacuna vital em nome do amadurecimento, da importância do amor familiar, da falta de acessibilidade em cidades pequenas.

O menino Lucas é atropelado durante uma pelada e passa a depender de uma cadeira de rodas. Seu estado de depressão começa a se dissipar quando volta à escola e faz amizade com a simpática Laís, garota que se ressente da ausência do pai, de que não sabe sequer o nome. Ela na bicicleta e ele num triciclo motorizado, os dois botam as rodas na estrada em busca do paradeiro do pai dela.

Escrito e dirigido por Mauro D’Addio, que faz uma ponta como o delegado, SOBRE RODAS conta essa pequena aventura de maneira afável e descomplicada, mas também sem qualquer brilho. A ingenuidade da dramaturgia às vezes soa demasiada, como numa peça infantil de antigamente. Em outros momentos, o propósito de criar atmosferas de perigo ou estranhamento leva a sequências mal resolvidas, como a passagem pela casa da velha vivida pela veneranda Vera Barreto Leite ou a caminhada noturna numa mata.

Apesar de um abuso dos drones, as paisagens do interior de São Paulo têm importância na ambientação e no sentido de liberdade que as duas crianças experimentam em sua breve excursão, que pretende ser também um rito de passagem. Para Lucas, no rumo de valorizar sua inteligência (ele sonha com Einstein) em detrimento dos movimentos; para Laís, no sentido de vencer uma carência paralisante.

Não sou um bom avaliador de obras para essa faixa etária, daí que coloco minhas observações dentro de um grande parênteses. O filme venceu prêmios importantes em festivais de cinema infantil de Toronto e Chicago, além da Mostra Geração do Festival do Rio. Pode ter uma comunicação eficiente nesses limites, o que garante seu lugar na baixa oferta de filmes infantojuvenis brasileiros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s