Danado atrás de Alceu

ALCEU VALENÇA NA EMBOLADA DO TEMPO no Canal Curta!

Aos 73 anos, Alceu Valença ainda se agita como um menino nos palcos. Apesar da calvície e das rugas, parece que o bicho venceu o tempo. “Pra mim o palco é uma vitamina”, diz ele num trecho do documentário ALCEU VALENÇA NA EMBOLADA DO TEMPO, de Paola Vieira, que estreia no Canal Curta! nesta segunda, 6 de janeiro, às 22h30. O filme sai danado atrás da história do músico e poeta, contada quase toda por ele mesmo a partir de uma entrevista autobiográfica.

O termo embolada – aqueles desafios velozes dos cantadores nordestinos – se presta bem ao formato. Na maior parte do tempo, é como uma colcha de retalhos de memórias e músicas, com Alceu pulando de palco em palco, de disco a disco, de uma cidade a outra. Ele rememora viagens pelo Brasil e pelo mundo, parcerias e momentos da carreira, tendo sempre como pano de fundo duas cidades pernambucanas de estima: a natal São Bento do Una, evocada com verve no seu filme A Luneta do Tempo, e a Olinda que numa canção ele carinhosamente chamou de “minha mulher”.

Paola Vieira não procurou nenhum dispositivo especial para estruturar o filme, a não ser o próprio relato de Alceu e uma cornucópia de cenas de arquivo. A fragmentação é assumida, para o bem e para o mal, como uma homenagem à inquietação do artista. Se há um fio condutor subjacente a todo o material é a crítica de Alceu à colonização (“eu só tenho 5 ou 10 por cento de Elvis Presley”) e sua insubmissão ao sistema das gravadoras. Foi o espírito de cigano independente que o levou a consolidar a carreira percorrendo por sua conta os rincões do país e mantendo-se fiel ao seu estilo e suas raízes.

Ainda que passe uma impressão de bagunça narrativa (a embolada do tempo), o filme nos dá um retrato energético e cativante de um menestrel moderno que chegou intacto às portas da velhice.

Exibições no Canal Curta!
06/01/2020 22:30
07/01/2020 02:30
07/01/2020 16:30
08/01/2020 10:30
11/01/2020 13:05
12/01/2020 22:20
Para quem não é assinante, o filme está disponível no Now e na plataforma tamandua.tv.br.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s