Lewis Carroll, T.S. Eliot, Jane Austen e J.R.R. Tolkien estão entre os escritores que buscaram inspiração na paisagem bucólica e na arquitetura característica da região de Cotswolds, cerca de 150 km a noroeste de Londres. Distante dos centros industriais da Inglaterra, Cotswolds conservou seu charme rural e tornou-se lugar de férias, turismo e residência de aposentados ricos.
Aninhados entre colinas suaves e verdejantes, ficam cerca de 60 vilarejos. Sua marca principal são as construções em pedra calcária cor de caramelo, aí incluídas mansões, cottages, igrejas e castelos. Algumas casas ostentam um telhado em palha escura que só se vê nessa área.
Eu e Rosane visitamos Cotswolds num dia de agosto de 2018, levados por um motorista-guia brasileiro residente em Londres. Com paradas curtas em cada vilarejo, pudemos conhecer dez deles. A grande quantidade de carros circulando pelas ruas principais quebra muito do romantismo do lugar, um dos mais tradicionais e pitorescos do país. Ainda assim, o passeio é encantador.
O sabor de Inglaterra profunda pode ser sentido na arquitetura gótica vitoriana, nos muros de pedra, nos detalhes de decoração e nas referências encontradas aqui e ali. Em Bampton, por exemplo, foram filmadas as cenas externas do seriado Downton Abbey.
Fica a sugestão para as próximas viagens que virão, só não sabemos quando. Mas virão.