Longa jornada noite adentro

TRÓPICO FANTASMA no streaming

A noite urbana no cinema é geralmente vista como hora vazia ou, quando há festas, cheia demais. É muito raro ver um filme como Trópico Fantasma (Ghost Tropic), que captura ao mesmo tempo o vazio e as possibilidades de encontro. O diretor belga Bas Devos usa o silêncio, o movimento suave e a granulação da película 16mm para nos dar uma experiência de imersão na noite de Bruxelas pelo ângulo dos que estão fora do ciclo diurno. Geralmente imigrantes, mães solteiras e pessoas sem teto que trabalham ou perambulam nas altas horas.

A câmera de Grimm Vandekerckhove segue a viúva muçulmana Khadija (Saadia Bentaïeb), faxineira de um shopping center que cochila no último metrô da noite e só acorda no fim da linha, bem longe de sua casa. Sem dinheiro para um táxi e sem ônibus em serviço, ela precisa voltar a pé. Mas chegar em casa não parece ser a meta principal de Khadija, uma vez que tudo atrai sua atenção e interesse. O segurança de outro shopping center, a empregada de uma loja de conveniência, um rapaz que está morando clandestinamente numa casa vazia onde ela trabalhou no passado… Cada encontro é um oásis de empatia que se abre no deserto da noite invernal.

Khadija não só é ajudada, mas também tenta ajudar um sem-teto que está a ponto de morrer de frio e seu cachorro. Mais adiante, depois de encontrar e espreitar sua filha adolescente em farrinha com amigos (na cena mais bela do filme, a meu ver), essa ideia de empatia vai sofrer um choque em episódio que envolve uma lojinha atendida por outro imigrante. A essa altura, já não sabemos exatamente quem é Khadija, impressão que vai se adensar com o desfecho do cão.

Trópico Fantasma envereda com muita calma por um território onírico, sugerido por um anúncio de turismo visto logo no início com o slogan “Get lost”. Perder-se na noite junto com Khadija pode ser uma espécie de sonho: fragmentado, silencioso e algo enigmático. Para se lembrar com carinho quando chegar a manhã.

>> Trópico Fantasma está na plataforma Supo Mungam Plus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s