Amor e rejeição em família

É Tudo Verdade: ENEIDA

O famoso melodrama Imitação da Vida, de Douglas Sirk (EUA, 1959), conta a história do ressentimento entre duas filhas e suas respectivas mães. Foi um filme que impressionou muito Eneida Passos na juventude. Hoje ela está na casa dos 80 anos e vive um drama assemelhado. Há 22 anos, uma desavença familiar a afastou da filha mais velha, Maísa. Desde então, as duas nunca mais se viram. Maísa bloqueou a mãe nas redes sociais e se recusa a falar com a irmã Heloísa. Esta se dispõe a ajudar Eneida na tentativa de conseguir a reaproximação de Maísa.

Heloísa Passos é cineasta e consagrada diretora de fotografia. Vai fazer isso diante de sua câmera.

Eneida é, portanto, um misto de thriller e melodrama documental sobre amor e rejeição em família. Heloísa vem refinando esse modelo. No seu primeiro longa como diretora, Construindo Pontes, ela confrontava o pai, engenheiro simpatizante do regime militar. O embate ideológico levava o filme a uma espécie de impasse. Já em Eneida, acontece o contrário, e a questão de gênero não pode ser desconsiderada. Tudo é cumplicidade entre mãe e filha. Heloísa é motorista, intermediária, confidente e parceira da mãe nessa busca pelo perdão. Ao mesmo tempo, cria seu filme com uma enorme delicadeza, mas também com requintes de investigação no meio judaico ortodoxo entre o Brasil e Nova York, câmeras interditadas, telefonemas delicados e legítimo suspense emocional.

No subtexto, a condição de uma família burguesa judaica cujos destinos são decididos pelos homens, cabendo às mulheres obedecer. Heloísa, ovelha destoante nesse rebanho, mantém-se nos bastidores enquanto registra os passos do drama. Um berço com a mesma idade de Eneida simboliza a união familiar desejada por essas duas mulheres tão diferentes, mas aqui unidas no empenho de curar uma ferida. Quem tiver coração não vai ficar indiferente a Eneida.

Exibições:
07/04 – 20h: Espaço Itaú de Cinema Augusta (SP)
07/04 – 20h: Espaço Itaú de Cinema Botafogo (RJ)
07/04 – 21h: online – É Tudo Verdade Play – Limite de 1800 Visionamentos
08/04 – 13h: online – É Tudo Verdade Play – Limite de 200 Visionamentos
08/04 – 15h: Debate com equipe do filme no canal do É Tudo Verdade no Youtube.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s