Sushi catastrófico

Dois novos filmes americanos transformam a defesa de grandes peixes em doc-espetáculos. E em ambos os casos, os vilões têm nacionalidade japonesa.

The Cove (A Enseada) desvenda uma prática cruel de pescadores da cidade de Taiji, no Japão. Eles atraem pelo som milhares de golfinhos para uma enseada, onde caem numa armadilha. Os bichos saudáveis são selecionados para a venda a aquários, enquanto os demais são mortos com arpões e têm sua carne comercializada como carne de baleia. O filme já é considerado provável candidato ao Oscar da categoria. Seria O Equilibrista do ano, não pelo tema – sangrento, brutal e ecológico -, mas pela estrutura de thriller e aventura. Parte dos atrativos é o perigo que a equipe enfrentou para documentar uma atividade protegida por uma pequena yakuza (a máfia japonesa). Para conseguir o feito, o diretor Louis Psihoyos e o treinador de animais da série Flipper, Richard O’Barry, desafiaram as autoridades locais a instalar aparelhagem secreta para registrar as brutalidades dos pescadores.

Veja o trailer de The Cove – e repare no slogan “Um cruzamento de Flipper com A Identidade Bourne”:

Edge poster

 

O outro doc é At the Edge of the World, de Dan Stone, que acompanha a viagem de dois navios da missão Sea Shepherd (Pastor do Mar) ao Mar de Ross, na Antártica. O objetivo da missão é sabotar os navios japoneses que caçam baleias num santuário de preservação, em clara violação das leis internacionais. Fator complicador: os navios missionários são tecnicamente piratas, e seus tripulantes podem ser presos se forem apanhados. O filme vem sendo elogiado tanto pelos valores dramáticos, como pela engenhosidade das filmagens, quase sempre a bordo das embarcações.

2 comentários sobre “Sushi catastrófico

  1. Fiquei tão empolgado por encontrar agora esse seu novo blog que ainda nem li o post acima. Acompanhava o DocBlog, fazes muita falta nas reflexões e nas informações sobre documentário. Parabéns pelo retorno!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s