O segundo parto de Maria Borba

Formas Breves 1

Agora só tem mais dois fins de semana para ver Formas Breves, o novo espetáculo (ou exercício) de Bia Lessa.

Bia foi referência da revolução dos encenadores no teatro brasileiro nos anos 1980 e 90. Depois voltou-se para uma certa teatralização de exposições, desfiles de moda etc. Em Formas Breves ela volta ao teatro puro, marcado por um vocabulário que rapidamente associamos a ela: cenografia serialista, um certo risco cênico, a ponte entre literatura e teatro.

O exercício é fruto da parceria entre mãe e filha. Maria Borba e Bia Lessa parecem mesmo ter nascido uma da outra. Na enorme caixa cênica do Teatro Tom Jobim, o chão está forrado por um emaranhado de roupas pretas que lembra o museu de Auschwitz – ou “o quarto do meu filho”, como disse uma amiga minha. Os 21 atores ocupam apenas uma estreita faixa que corta esse mar de roupas, desenhados pela luz de Pedro Farkas e engolidos pelo vazio negro do resto. É um grande espaço virtual onde pendem fios e se projetam textos complementares ao que é dito em cena.

E o que se diz? Fragmentos de Dostoiévski, Tchecov, Thomas Bernhard, Kafka, Sérgio Sant’anna, Anaïs Nin, Pedro Almodóvar, Walt Whitman, Antonin Artaud, Elias Canetti, Bertolt Brecht, Marguerite Duras, Balzac… Talvez não seja o caso de buscar um sentido fechado para essa coletânea que varia entre o irrisório, o sublime e o exasperante. Melhor deixar-se levar pela liberdade que Bia Lessa sempre se concedeu e a que sempre nos convidou em suas peças. Da liberdade vêm a surpresa e o prazer de ver algo que parece se inventar continuamente diante de nós.

Formas Breves - Maria copy

Maria Borba tem uma espécie de segundo parto ao ser projetada pela mãe para dentro do palco. Cosmóloga de formação, ganha momento de estrela ao posar e cantar numa cena que lembra o famoso nu de Brigitte Bardot em O Desprezo de Godard.  

Veja mais fotos de Formas Breves (Lenise Pinheiro/UOL)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s