Peneira Digital: Mulheres do Cinema Brasileiro

http://www.mulheresdocinemabrasileiro.com/

Este é um site de fã, mas reuniu tantas informações úteis que passou a ser interessante não só para outros fãs, como para qualquer pesquisador. Adilson Marcelino começou a brincadeira em 2003 com um fotolog dedicado a atrizes brasileiras. Já no ano seguinte o fotolog virou site e o acervo foi ampliado. Hoje, quem visita o Mulheres do Cinema Brasileiro tem várias “salas” à sua disposição.

Na Sala Isabel Ribeiro estão as fichas de atrizes, com pequenos comentários biográficos e filmografia. Na Sala Ana Carolina moram as cineastas. Na Sala Betty Faria ficam produtoras, fotógrafas, roteiristas, diretoras de arte, etc. A Sala Dina Sfat abriga entrevistas. A Sala Lilian Lemmertz contém textos de homens sobre mulheres do cinema brasileiro. E por aí afora.

A navegação não é das mais funcionais, nem o design é especialmente atraente. Ainda assim, o trabalho de Adilson Marcelino ganha relevância por sua especificidade e pela dedicação e carinho com que trata aquele universo. Afinal, não é bom ter um lugar onde encontrar rapidamente informações sobre mulheres tão diferentes quanto Léa Garcia,  Maria Augusta Ramos ou Karen Harley? 

3 comentários sobre “Peneira Digital: Mulheres do Cinema Brasileiro

  1. Realmente o site é um grande referência. Já recorri a ele diversas vezes e quase sempre fui atendida. Fico feliz com o notícia dele ter entrado em um projeto público. Merecido reconhecimento.

  2. Meu caro, fico feliz demais em ver o Mulheres destacado por você.
    Muito obrigado.
    Saiba que, finalmente, entrei em um projeto público para tentar dar uma alavancada no site, inclusive na navegabilidade e no design.
    Sempre tive pudor em lançar mão de dinheiro público, pois acho que muita gente faz dele meio de vida. Só que percebo que o Mulheres ficou maior do que dou conta – faço tudo sozinho por lá, desde a pesquisa até a redação, entrevistas e manutenção – e acho também que, felizmente, depos desses 7 anos, ele virou referência, pois recebo demandas sobre o assunto das mais diferentes fontes, como programas de TV, gente que está fazendo monografia, mestrado e doutorado no Brasil e em outros países, e eventos díspares como a São Paulo Fashion Week .
    Mais uma vez agradeço o destaque para o Mulheres do Cinema Brasileiro, que faço com extrema responsabilidade e amor.
    Um abração.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s