http://www.mulheresdocinemabrasileiro.com/
Este é um site de fã, mas reuniu tantas informações úteis que passou a ser interessante não só para outros fãs, como para qualquer pesquisador. Adilson Marcelino começou a brincadeira em 2003 com um fotolog dedicado a atrizes brasileiras. Já no ano seguinte o fotolog virou site e o acervo foi ampliado. Hoje, quem visita o Mulheres do Cinema Brasileiro tem várias “salas” à sua disposição.
Na Sala Isabel Ribeiro estão as fichas de atrizes, com pequenos comentários biográficos e filmografia. Na Sala Ana Carolina moram as cineastas. Na Sala Betty Faria ficam produtoras, fotógrafas, roteiristas, diretoras de arte, etc. A Sala Dina Sfat abriga entrevistas. A Sala Lilian Lemmertz contém textos de homens sobre mulheres do cinema brasileiro. E por aí afora.
A navegação não é das mais funcionais, nem o design é especialmente atraente. Ainda assim, o trabalho de Adilson Marcelino ganha relevância por sua especificidade e pela dedicação e carinho com que trata aquele universo. Afinal, não é bom ter um lugar onde encontrar rapidamente informações sobre mulheres tão diferentes quanto Léa Garcia, Maria Augusta Ramos ou Karen Harley?
Muito obrigado por suas palavras, Daniela.
Fico feliz pelo fato do Mulheres ter reconhecimento.
Abs
Adilson Marcelino
Realmente o site é um grande referência. Já recorri a ele diversas vezes e quase sempre fui atendida. Fico feliz com o notícia dele ter entrado em um projeto público. Merecido reconhecimento.
Meu caro, fico feliz demais em ver o Mulheres destacado por você.
Muito obrigado.
Saiba que, finalmente, entrei em um projeto público para tentar dar uma alavancada no site, inclusive na navegabilidade e no design.
Sempre tive pudor em lançar mão de dinheiro público, pois acho que muita gente faz dele meio de vida. Só que percebo que o Mulheres ficou maior do que dou conta – faço tudo sozinho por lá, desde a pesquisa até a redação, entrevistas e manutenção – e acho também que, felizmente, depos desses 7 anos, ele virou referência, pois recebo demandas sobre o assunto das mais diferentes fontes, como programas de TV, gente que está fazendo monografia, mestrado e doutorado no Brasil e em outros países, e eventos díspares como a São Paulo Fashion Week .
Mais uma vez agradeço o destaque para o Mulheres do Cinema Brasileiro, que faço com extrema responsabilidade e amor.
Um abração.