Eis o homem

27 CENAS SOBRE JORGEN LETH
de Amir Labaki

O “filme do diretor” passa na última sessão de domingo no Arteplex. É uma boa pedida para se conhecer melhor o autor de Homem Erótico.

Eis o que eu chamo de uma oportunidade bem aproveitada. Por ocasião da vinda de Jorgen Leth ao Brasil, para o É Tudo Verdade de 2008, Amir Labaki gravou debates e depoimentos do grande documentarista e poeta dinamarquês. Esse é o material de base para uma eficaz introdução aos temas e métodos de Leth. O formato de módulos isolados (como no já clássico 32 Curtas sobre Glenn Gould) se presta adequadamente não só às intenções do filme, como a evocar o gosto de Leth pelos tableaux (vide The Perfect Human, 66 Scenes From America e o próprio Erotic Man). Alternam-se falas diretas para a câmera, trechos de conferências, poemas na tela, fotografias, quadros e cenas de filmes que exemplificam o puro documentário de invenção.

De maneira simples, mas com um roteiro de edição inteligente, Labaki consegue articular os interesses de Leth por poesia, antropologia, viagens, esportes, erotismo e cinema. O caráter multidisciplinar do seu trabalho ajuda a fazer desse pequeno doc um passeio saboroso pelo pensamento transformado em arte.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s