Reconstruindo Nova Orleans

TERRA DA OPORTUNIDADE (LAND OF OPPORTUNITY)
de Luisa Dantas

A brasileiro-americana Luisa Dantas mudou-se de Nova York para Nova Orleans em 2006 para documentar a reconstrução da cidade através de alguns personagens na linha de frente. Ao longo de quatro anos, ela registrou as idas e vindas de duas ativistas em defesa dos conjuntos residenciais públicos; um consultor engajado no replanejamento de um bairro de classe média; um menino que estuda em Los Angeles e retorna a N.O. para conferir os destroços de sua antiga moradia; um homem que perde a casa e se reinventa em pequeno agricultor; e dois imigrantes brasileiros que ganham a vida nos trabalhos de limpeza e reconstrução da cidade.

O título do filme não deixa de ter sua ironia e ambiguidade, uma vez que a luta dos moradores contra a burocracia e o projeto de demolição dos conjuntos residenciais atinge altas temperaturas de conflito. Por conta disso, o doc por vezes se aproxima da efervescência de um Harlan County, o clássico sobre batalhas entre policiais e sindicalistas. Ao mesmo tempo, as tramitações políticas e judiciais dão prova de como funciona a democracia nos EUA, ao menos no seu aspecto de fachada.

Luisa Dantas acertou não só na escolha dos personagens, bastante expressivos de cada interface da questão, como também na eficácia com que os acompanhou, sobretudo nos primeiros dois anos. Até o então candidato Barack Obama e o casal Pitt-Jolie fazem “participações especiais” ao interagirem com os líderes das comunidades afetadas. O filme se alonga um pouco, mas não perde substância. Veja o site oficial.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s