Um sábado dos diabos

O filme desta terça (0h15 de terça para quarta) na Mostra Ugo Giorgetti do Canal Brasil é Sábado, produção de 1994. A ação se passa durante as filmagens de um comercial chique num prédio decadente de São Paulo. Mais uma vez, Ugo Giorgetti se aproveita de um cenário único para compor uma espécie de microcosmo da sociedade brasileira.

Tudo acontece nesse sábado dos diabos. A começar por uma pane no elevador, que deixa presa a diretora de arte do comercial junto com os rabequeiros e o cadáver que estavam retirando do prédio. O encontro dos sofisticados publicitários com os tipos variados que habitam e circulam pelo edifício vai gerar situações de comédia crítica sobre o choque de classes na grande metrópole brasileira.

Giorgetti é um renomado diretor de filmes publicitários e também um ótimo retratista de tipos populares paulistanos. Ou seja, ele conhece muito bem os dois lados da fauna que imaginou para esse filme. Não podia acertar mais na escolha do elenco, composto por Maria Padilha, Giulia Gam, Otávio Augusto, Renato Consorte e participações muito especiais de Décio Pignatari, Tom Zé, André Abujamra e Jô Soares.

“Sábado” coloca frente a frente o Brasil que se maquia de Primeiro Mundo através da publicidade e o país real que se espreme nos prédios de quinta categoria. Se há comunicação entre eles e se um afeta o outro, é o que o diretor quis investigar em seu terceiro longa-metragem. 

Um comentário sobre “Um sábado dos diabos

  1. Vários diretores vivem de comerciais, e sabem fazer cinema, Sábado é a prova disto .Atemporal, o filme que diz muito ao Brasileiro, e como centenas de outros títulos distante das janelas das TVS abertas, com todo respeito que tenho Canal Brasil, mas , pasmem não tem na grade do meu provedor, fica reduzido ao sul maravilha. Nestes dias de manifestações a minha é totalmente dirigida pela exibição, que seja por lei, dos bons filmes Brasileiros nos canais abertos. Vamos nessa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s