É Tudo Verdade: o vigésimo

 Invasão, obra-prima latino-americana na programação  ↑

Lembro-me sempre com orgulho que o É Tudo Verdade nasceu de uma conversa com Amir Labaki na minha mesa de trabalho no CCBB-Rio. Ambos apaixonados por documentários, lamentávamos a inexistência de um festival dedicado a essa modalidade de cinema no Brasil. Estimulado pela abertura de uma possibilidade, ele retornou pouco tempo depois com um projeto feliz já no título – sonoro, provocativo e alusivo a um marco do documentarismo entre nós. A parceria com o Sesc concretizou a viabilização das primeiras edições.

Desde 1996, o ÉTV vem atualizando o público brasileiro com as várias tendências do documentário nacional e internacional. Premiou algumas obras-primas e homenageou alguns dos maiores realizadores do meio. Mais importante que tudo, venceu uma inicial indiferença do público e da imprensa para com a “não ficção” e hoje conta com uma sólida inserção no calendário de festivais e também na televisão, através do programa semanal de Labaki no Canal Brasil. Essa trajetória coincidiu com a primavera do documentário no Brasil e no mundo, iniciada justamente nos anos 1990, e com o meu próprio interesse pelo estudo e acompanhamento da cena documental. Para mim, tudo isso acaba sendo uma coisa só.

Em sua 20ª edição, que começa hoje em São Paulo e amanhã, sexta-feira, no Rio, o festival comemora os 80 anos de Vladimir Carvalho – que lança novo livro –, homenageia o centenário de Orson Welles (foto à esquerda), faz uma retrospectiva de sucessos das edições anteriores e exibe cerca de 60 filmes novos em suas várias seções. A partir deste ano, os vencedores da competição de curtas ficam automaticamente qualificados para a disputa das indicações ao Oscar da categoria.

A conferência anual vai tratar das três efemérides citadas no parágrafo anterior. Caberá a mim a honrosa tarefa de dividir com Fernão Ramos uma mesa sobre “20 Anos de Documentário Brasileiro” no dia 15, em São Paulo.

Confira todos os detalhes e a programação no site do festival. Aqui, o PDF da programação carioca.

Nos próximos dias, vou publicar aqui no blog resenhas e anotações sobre os filmes a que assistir. Acompanhem.

2 comentários sobre “É Tudo Verdade: o vigésimo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s