ÉTV: Invasão

Fico feliz pelo festival ter trazido este filme que considero uma autêntica obra-prima do documentário latino-americano contemporâneo. Como jurado do Prêmio Fênix de cinema latino-americano, votei nele para melhor doc. Com um extremo senso de oportunidade e de maneira inventiva, o diretor Abner Benaim coleta memórias de panamenhos sobre a invasão do país pelos EUA em dezembro de 1989.

Encontra de tudo: os ainda hoje indignados, os desapontados, os aliviados com a invasão, os aproveitadores. Encontra gente que foi ferida ou se salvou milagrosamente, como a mulher que teve sua sala atingida por um míssil; gente que ajudou a saquear o palácio presidencial, que se valeu da oportunidade para fugir do presídio, que ajudou os paraquedistas americanos a saírem de um lamaçal ou que ganhou uns trocados lavando os tanques inimigos. Há também o cantor que namorava uma secretária do presidente Manuel Noriega e deu fuga a ele até entrar na embaixada do Vaticano.

A questão central é discutir se a invasão e a renúncia de Noriega serão coisas do passado ou ainda convém relembrar. Um curiosíssimo filme-processo, que, enquanto documenta, expõe o seu método e arregimenta figurantes para reencenar momentos simbólicos do evento de 1989. No clímax inesquecível, uma caminhonete carregada de “mortos” entra na Cidade do Panamá atual. ♦ ♦ ♦ ♦ ♦

2 comentários sobre “ÉTV: Invasão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s