ÉTV: Seguindo Nazarin

Em 2009, uma exposição no México revelou a faceta de fotógrafo de Luis Buñuel durante a escolha de locações de 12 de seus filmes mexicanos. O volume e a minúcia desse trabalho lhe permitia rodar os filmes em tempo curto, já que a maioria das cenas estava pré-decupada em fotos. Seguindo Nazarin – O Eco de uma Terra em Outra Terra utiliza as fotos de locações de Nazarin (cerca de 1 mil foram encontradas) para recuperar a história de sua produção, em 1958. Vale-se também das belíssimas fotos da filmagem, realizadas por Manuel Alvarez Bravo, um mestre da fotografia mexicana.

O diretor Javier Espada refaz o que aparentemente foi o percurso de Buñuel da Cidade do México a longínquas cidades e bosques do interior do país. Mostra, por exemplo, como o “Bruxo” às vezes montava cidades diferentes como campo e contracampo de uma mesma cena. Através de sobreposições de fotos e trechos do filme, comprova a exatidão com que Buñuel planejava suas tomadas. Num recurso um tanto ingênuo e às vezes desnecessário, ele abusa nas fusões de fotos de 1958 com imagens atuais do mesmo enquadramento (como na imagem acima).

O simpático dossiê é complementado por alguns poucos áudios de Buñuel, depoimentos sobre as origens literárias de sua obra, reminiscências de atores (com uma canja da veneranda Silvia Pinal, estrela de Viridiana) e do filho Juan Luis Buñuel – que acompanhou as filmagens aos 24 anos – e ainda louvores de Arturo Ripstein, Carlos Saura, Carlos Reygadas e Jean-Claude Carrière. Mas o grande destaque do documentário, além da revelação do tesouro fotográfico de Buñuel, é o som dos famosos Tambores de Calanda, objeto de admiração obssessiva que ele levou da Espanha natal para a sua obra mexicana. A tese, superficialmente apresentada, é que Buñuel levou muito mais do que isso de uma terra para a outra. ♦ ♦ ♦

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s